Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Sessão anatomo-clínica: um link entre a Prática Médica e a Anatomia Humana
Isadora Gomes Mesquita, Júlia Costa Justo, Patrícia de Souza Lima Aguiar, Bruna de Moura Moraes, Isadora Gomes Mesquita

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Os professores de Anatomia Humana em conjunto com os monitores dessa disciplina na área de Medicina da Universidade Federal do Amazonas inseriram uma nova forma de integrar a clínica ou a cirurgia médica com a matéria de Anatomia. A proposta foi a realização de uma sessão anatomo-clínica entre os estudantes do 2º período, em que os monitores escolheram um tema para cada grupo envolvendo algum procedimento cirúrgico ou patologias. Os discentes realizaram um seminário por meio de apresentação de slide que envolvia não só a explicação das intervenções médicas, mas também a relação das mesmas com a anatomia do sistema/órgão abordado. As situações médicas foram relacionadas com os módulos de tórax, abdome, pelve e neuroanatomia e alguns exemplos de temas propostos para serem apresentados junto com a correlações anatômicas de cada módulo, respectivamente, foram infarto agudo do miocárdio, cirurgia gástrica, câncer de próstata e acidente vascular cerebral. As apresentações eram realizadas na semana anterior à prova parcial de cada módulo, o que foi bastante positivo para os grupos, antecipando, desta forma, o conhecimento acerca do conteúdo que iria ser abordado nas avaliações seguintes da disciplina, escritas e práticas. Esse tipo de metodologia se mostrou eficaz uma vez que integrou o estudante de medicina desde o início da faculdade - em seu ciclo básico - com o ciclo clínico, além de fazê-lo entender as regiões anatômicas não só em peças de laboratório durante as aulas práticas da disciplina, mas também através de situações da prática médica. Sendo assim, a sessão anatomo-clínica se tornou uma oportunidade de aprendizado, perpassando o ensino teórico e expositivo dos professores de Anatomia Humana e das aulas práticas do Laboratório de Anatomia. Além disso, trouxe ao estudante de medicina do 2º período o entendimento do porquê aprender as localizações e os nomes das peças anatômicas, quando aplicar esse conhecimento anatômico e como intervir clinicamente ou cirurgicamente naquele órgão baseando-se em situações reais.


Palavras-chave


anatomia humana; metologia ativa; clínica