Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Liga acadêmica de trauma e emergência em enfermagem: uma abordagem de ensino através da prática
Lara Abreu Ribeiro Alves, Carla Rebeca da Silva Campos, Thiago William Barros Cunha

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução: Durante o processo histórico e cultural do Brasil, é inegável que o movimento estudantil teve e tem grande parcela no desenvolvimento social e acadêmico, seja através de passeatas ou na participação da aplicabilidade de novas técnicas de ensino. Atualmente, as ligas acadêmicas estão sendo adotadas como um trunfo no desenvolvimento acadêmico, uma vez que uma das suas especificidades é fazer do acadêmico o protagonista em sua formação, através da participação em seu processo formativo e da possibilidade de praticar atividades de extensão universitária, sob orientação docente. Objetivo: Relatar a experiência na liga acadêmica de trauma e emergência em enfermagem – LATEENF. Metodologia: As ações da LATEENF deram-se a partir da seleção de novos alunos para compor a liga durante o ano letivo de 2017, por meio de uma prova teórica e análise curricular. Os alunos selecionados passaram por aulas teóricas e simulações abordando as diversas faces dos mecanismos de traumas, reanimação cardiopulmonar, transporte de pacientes, dentre outras, e somente após puderam dar início aos plantões nos prontos-socorros do município de Manaus, devendo cumprir uma carga horária de 120 horas no ano. Resultados: A LATEENF é fundamentada na tríade: ensino, pesquisa e extensão, onde todos acadêmicos devem participar das aulas, dos plantões e são orientados a produzirem trabalhos científicos, logo a liga envolve-os nos serviços, promovendo ampliação do conhecimento e formação crítica-reflexiva. Durante a vivência na liga, os acadêmicos sentem-se mais seguros quanto à realização dos procedimentos, ambientam-se com o trabalho em equipe e aprendem a lidar com as mais diversas situações que um pronto-socorro demanda. Considerações finais: É de grande relevância para formação a inserção precoce no campo prático através das ligas acadêmicas, onde há o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas, envolvimento entre o ensino-serviço, desenvolvimento da autonomia e preparo para o futuro.