Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Interdisciplinaridade do cuidado nos cursos de saúde da UFRJ Macaé– Um relato de experiência
Marcia Viana, Alessandra Aniceto, Alexandre Fernandes Corrêa, Ana Eliza Port Lourenço, Inês Leoneza de Souza, Joelson Rodrigues, Marcos Vieira Ferreira

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


A experiência: No dia 27 de setembro de 2017 foi realizado no Polo Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé o I Seminário Interdisciplinar sobre o Cuidado, e reuniu docentes e discentes de diferentes cursos da área de saúde e das ciências sociais para refletirem sobre o cuidado na formação e para o seu desempenho.  Nos cursos de formação em saúde, há uma pedagogia velada que prioriza acostumar o olhar do estudante para valorizar e considerar apenas os aspectos técnicos do cuidado com o corpo, para os quais sua profissão tem vasto arcabouço de procedimentos e conhecimentos científicos específicos. O cuidado é comumente pensado como ação complementar para maior eficácia da atenção básica e do manejo em saúde de modo mais generalizado.  Ao transcender esta visão tecnicista, o cuidar adquire o sentido de atenção aos modos de expressão dos sujeitos, inclusive em ambientes onde não se aposta somente na cura de doenças.  Na formação acadêmica, por exemplo, o cuidado pode modelar projetos de vida, construir identidades, fortalecer confianças e consolidar  reciprocidades nas conquistas. Estas reciprocidades podem constituir os  traços principais a serem considerados na compreensão das interações entre trabalhadores da saúde, docentes, discentes e usuários como modos  de convergir práticas de cuidado, saúde e projetos de felicidade. O cuidado como valor numa categoria de atenção ao outro enfatiza o diálogo, a reflexão e a crítica amorosa e responsável sobre as questões que nos inquietam e nos desassossegam.  O objetivo: Refletir sobre os espaços disponíveis para discussão do cuidado enquanto categoria de expressão subjetiva na formação em saúde. A discussão: A discussão contou com reflexão sobre os aspectos transculturais das relações e as diferentes formas de cuidado que as singulares expressões da subjetividade apresentam e que devem integrar a visão de atenção à saúde e ainda,  sobre uma formação atenta ao cuidado com o estudante no espaço universitário, onde os deslocamentos de cidades e afastamentos familiares podem contribuir para maior vulnerabilidade subjetiva. Os resultados: aqueles imediatamente encontrados foram encontrar  no corpo docente envolvido no seminário ampla receptividade e cuidado com o tema.  Nos portifólios dos alunos participantes observou-se engajada discussão sobre o evento, caracterizando a boa aceitação e relevância do tema, que clama ser mais difundido e discutido na comunidade acadêmica.


Palavras-chave


cuidado em saúde, formação acadêmica, saúde coletiva