Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
A experiência: No dia 27 de setembro de 2017 foi realizado no Polo Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé o I Seminário Interdisciplinar sobre o Cuidado, e reuniu docentes e discentes de diferentes cursos da área de saúde e das ciências sociais para refletirem sobre o cuidado na formação e para o seu desempenho. Nos cursos de formação em saúde, há uma pedagogia velada que prioriza acostumar o olhar do estudante para valorizar e considerar apenas os aspectos técnicos do cuidado com o corpo, para os quais sua profissão tem vasto arcabouço de procedimentos e conhecimentos científicos específicos. O cuidado é comumente pensado como ação complementar para maior eficácia da atenção básica e do manejo em saúde de modo mais generalizado. Ao transcender esta visão tecnicista, o cuidar adquire o sentido de atenção aos modos de expressão dos sujeitos, inclusive em ambientes onde não se aposta somente na cura de doenças. Na formação acadêmica, por exemplo, o cuidado pode modelar projetos de vida, construir identidades, fortalecer confianças e consolidar reciprocidades nas conquistas. Estas reciprocidades podem constituir os traços principais a serem considerados na compreensão das interações entre trabalhadores da saúde, docentes, discentes e usuários como modos de convergir práticas de cuidado, saúde e projetos de felicidade. O cuidado como valor numa categoria de atenção ao outro enfatiza o diálogo, a reflexão e a crítica amorosa e responsável sobre as questões que nos inquietam e nos desassossegam. O objetivo: Refletir sobre os espaços disponíveis para discussão do cuidado enquanto categoria de expressão subjetiva na formação em saúde. A discussão: A discussão contou com reflexão sobre os aspectos transculturais das relações e as diferentes formas de cuidado que as singulares expressões da subjetividade apresentam e que devem integrar a visão de atenção à saúde e ainda, sobre uma formação atenta ao cuidado com o estudante no espaço universitário, onde os deslocamentos de cidades e afastamentos familiares podem contribuir para maior vulnerabilidade subjetiva. Os resultados: aqueles imediatamente encontrados foram encontrar no corpo docente envolvido no seminário ampla receptividade e cuidado com o tema. Nos portifólios dos alunos participantes observou-se engajada discussão sobre o evento, caracterizando a boa aceitação e relevância do tema, que clama ser mais difundido e discutido na comunidade acadêmica.