Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FORMAS DE EDUCAR EM SAÚDE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cléo Da Costa Araújo, Daiane De Souza Fernandes, Jackeline Chaves Fonseca, Gicelda Pimentel Costa, Thamyres Batista Procópio, Erika Beatriz Borges Silva, Dhiuly Anne Fernandes Da Silva, Elaine Priscila Ângelo Zagalo

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O relato surgiu a partir de consultas da profissional de enfermagem junto aos estagiários do terceiro semestre do curso de enfermagem, realizadas a idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica, no qual se evidenciou dificuldades na aceitação da proposta terapêutica, elaborado a partir das intervenções de enfermagem e de outros profissionais da saúde, devido a não compreensão sobre a patologia e os riscos provenientes da doença. O propósito de relatar essa experiência se faz pela necessidade de discutir a importância dos aspectos do educar em saúde como forma de promoção da saúde e preservação da vida, bem como um determinante no processo de saúde-doença, dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar experiência sobre a importância de estratégias educativas na contribuição do cuidar em saúde. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes do curso de Bacharelado e licenciatura plena em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período do segundo semestre de 2015, durante estágios na atividade curricular de atenção integral a saúde do adulto e idoso. A experiência ocorreu em uma unidade municipal de saúde (UMS) no município de Belém, com 06 (seis) acadêmicos durante consultas de enfermagem aos usuários de saúde. A partir da percepção na Sistematização da Assistência de Enfermagem, a partir do diagnóstico “Conhecimento Deficiente (00126)”, utilizou-se da intervenção “Educação para a Saúde” para explicar sobre a hipertensão, suas consequências e os benefícios das propostas terapêuticas associadas ao uso medicamentoso. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No decorrer das consultas individuais, realizadas aos idosos, a Enfermeira utilizou-se de práticas lúdicas educativas como caminho de empoderamento ao idoso quanto à prevenção dos agravos referentes à patologia. Através do método de Educação Popular, a Enfermeira comparou as veias do corpo com encanações residenciais, a partir de desenhos realizados em papel, exemplificando e comparando a intensidade do fluxo de água nas paredes do cano e o mesmo processo no fluxo de sangue nas paredes das veias, demonstrando assim todo o processo da crise hipertensiva, seus agravos e a necessidade de hábitos de vida saudáveis a partir da simplicidade do cotidiano. Com isso, percebeu a estratégia utilizado pela profissional de saúde como de grande significância para a autoanalise do usuário quanto a adesão as propostas terapêuticas, alimentação e exercício físico associado ao medicamento, com forma de prevenir agravos.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do processo de trabalho da enfermagem, no que tange ao diagnóstico de Enfermagem, se verificou o déficit de conhecimento do usuário e a necessidade de intervir através do educar em saúde para prevenir possíveis agravos. Dessa maneira, identificou-se a importância da educação em saúde, as estratégias utilizadas, bem como o respeito ao conhecimento e a cultura do usuário como prática importante na formação de profissionais em saúde e determinantes no processo de saúde-doença dos usuários do serviço. Com isso os profissionais da saúde necessitam se sensibilizar para a prática da educação em saúde durante suas consultas, haja vista a educação em saúde ser um processo terapêutico eficiente e eficaz e com o custo zero.


Palavras-chave


Educação em saúde, Enfermagem, Saúde do Idoso, Doenças Crônicas, HAS