Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Violência urbana com agente indutor de Burnout entre profissionais da APS de Manaus-AM – Relato de vivências dos profissionais de saúde após um caso de homicídio ocorrido na UBS.
Tatiane Lima Aguiar, Ana Beatriz Werneck

Última alteração: 2018-01-18

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Síndrome do Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout (SB) é definida como um processo sequencial que envolve exaustão emocional (perda ou desgaste dos recursos emocionais), despersonalização (sentimentos e atitudes negativas no trabalho) e baixa realização pessoal (sentimentos de inadequação e fracasso)  que pode acometer profissionais que trabalham no atendimento a pessoas. A SB vem sendo estudada entre profissionais médicos em geral  e, mais recentemente, entre os profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS). Entretanto, há poucos trabalhos indicando a exposição à violência urbana no ambiente da APS como um agente estressor com potencial para gerar Burnout neste cenário. Diante do número significativo de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que foram assaltadas nos últimos dois anos na cidade de Manaus-AM, é possível que profissionais de saúde que atuam na APS local sejam acometidos de sentimentos de impotência e insegurança quando expostos à violência urbana no ambiente de trabalho e, por conseguinte, desenvolvam Síndrome de Burnout. RELATO DA EXPERIÊNCIA: Relatamos o aparecimento de sintomas indicativos de exaustão emocional em profissionais da UBS L 30 que surgiram logo em seguida à tentativa de assalto à UBS que, devido a reação dos usuários, culminou com o espancamento dos assaltantes e com a morte de um deles no local. Após este incidente, os funcionários apresentaram quadro de choro constante, dificuldade para dormir, medo de sair de casa, dificuldade de retornar às atividades laborativas e irritabilidade no trato com os demais. No decorrer do tempo e com a instituição de intervenções de apoio por parte da gestão municipal, do distrito de saúde e de psicólogos, a equipe retornou às atividades profissionais com algumas limitações. IMPACTOS: A ocorrência de sintomas sugestivos de Burnout em profissionais da APS de Manaus, posteriormente a um evento traumático e violento no ambiente de trabalho, sugere que a violência urbana é um fator adicional e local que contribui para o surgimento desta síndrome nesta população de trabalhadores da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A correlação entre violência urbana no local de trabalho e Burnout deve ser melhor estudada a fim de que sejam propostas intervenções específicas para o enfrentamento do problema no cenário da APS da cidade de Manaus.

VIOLÊNCIA URBANA COMO AGENTE INDUTOR DE BURNOUT   ENTRE PROFISSIONAIS DA APS DE MANAUS – RELATO DE VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE APÓS UM CASO DE HOMICÍDIO OCORRIDO NA UBS.


Palavras-chave


atenção primária à saúde; burnout; violência; homicídio