Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Jornal Escolar como ferramenta do Protagonismo Juvenil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM-Campus Parintins.
LEANDRO PEREIRA DE OLIVEIRA, David Pantoja Yoshii

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


As mídias escolares são qualificadas pelos processos de ensino e aprendizagem dos quais resultam. E, nesse contexto, o jornal escolar surge como uma proposta pedagógica que torna os alunos partícipes ativos em seu próprio desenvolvimento crítico, tendo o professor como principal mediador de tal processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da produção do jornal escolar do IFAM Campus Parintins, discutindo de que maneira esse gênero midiático pode tornar-se uma ferramenta importante ao desenvolvimento do pensamento crítico e do protagonismo juvenil dos estudantes do referido instituto. Este estudo é resultante de um projeto de programas integrais que teve como participantes estudantes do 2º Ano dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Agropecuária e Informática. Houve, a priori, uma prévia seleção de alunos para compor a redação do jornal e, após essa etapa, os discentes selecionados participaram de reuniões semanais com a equipe coordenadora do projeto, a fim de designar funções e selecionar conteúdos relevantes para cada edição. Por meio de votação, o nome escolhido para o jornal foi “IFAM News”, tendo a duração entre os meses de julho e novembro de 2017, com edições quinzenais destinadas a professores, técnicos e estudantes de todo o campus. A partir dos resultados obtidos em cada edição, pôde-se concluir que projetos como esse favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem, pois os estudantes participaram ativamente das ações propostas, sendo uma experiência enriquecedora ao desenvolvimento não apenas crítico, mas também de iniciativa, responsabilidade e criatividade.


Palavras-chave


Jornal Escolar; Protagonismo Juvenil; IFAM Campus Parintins.