Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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LUDICIDADE NA SAÚDE E O CONHECER PARA COMBATER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sheyla Mara Silva de Oliveira, Andreza Dantas Ribeiro, Andreza Dantas Ribeiro, Brenda dos Santos Coutinho, Brenda dos Santos Coutinho, Isabela Maria da Costa Buchalle, Isabela Maria da Costa Buchalle, Renan Fróis Santana, Renan Fróis Santana, Thais Chrystinna Guimarães Lima, Thais Chrystinna Guimarães Lima, Franciane de Paula Fernandes, Franciane de Paula Fernandes, Marcelo Silva de Paula, Marcelo Silva de Paula

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: Dengue, chikungunya e zika são arboviroses transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, à vista disso, o combate ao transmissor pela população torna-se fundamental. Logo, a educação em saúde com abordagem lúdica apresenta-se como vantajosa e efetiva ferramenta para o público infantil, promovendo maior participação das crianças na promoção em saúde, além de tornar esse público, futuros adultos conscientes à causa. A partir do exposto, o objetivo do estudo foi relatar a experiência de docentes e discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em ações de saúde na educação infantil. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência referente à ação educativa de cunho lúdico, desenvolvida por docentes e discentes de enfermagem da UEPA, Santarém, estado do Pará, durante as atividades práticas da disciplina de enfermagem comunitária II, acerca da relevância no combate ao mosquito Aedes aegypti, realizada por meio de uma peça teatral, efetivada em três locais distintos com os alunos das respectivas instituições: uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), uma Escola de Ensino Fundamental pública e uma particular, no município de Santarém – Pará, no mês de maio de 2016. Resultados e/ou impactos: A utilização de uma peça teatral trouxe a associação de conhecimento e brincadeira, observado que o educar em saúde possui especificidades dependentes do seu público alvo. A encenação teatral consistiu em uma história sobre os locais que funcionam como criadouro para o Aedes aegypti, como caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, pneus, garrafas, lixo a céu aberto e entre outros, com o intuito compartilhar as práticas de combate ao vetor da dengue, febre chikungunya e febre do zika vírus por meio de atitudes simples que podem ser realizadas pelos próprios escolares ou incentivadas por eles para que sejam concretizadas por seus responsáveis. Entretanto o desígnio basilar era demostrar a importância de tais práticas, além disso, foi observado que a maioria conhece os meios de prevenção do vetor, contudo não reconhece sua seriedade. Ao final foi concedido um folder educativo aos escolares, contendo alguns procedimentos que podem ser efetivados no ambiente doméstico, a fim de impedir a proliferação do mosquito transmissor e explicado que os mesmos deveriam ser entregues aos seus responsáveis. A atividade executada proporcionou aos escolares conhecer características novas acerca do vetor e das doenças transmitidas pelo mesmo, bem como sensibiliza-los que todos devem exercer seu papel social no combate as arboviroses, independente de sua faixa etária. Considerações finais: Os escolares apresentam a sua especificidade no processo de ensino-aprendizagem, no qual atividades lúdicas ganham espaço, dessa forma, estes se tornam protagonistas das ações e multiplicadores dos saberes promotores de saúde.

 


Palavras-chave


arboviroses; enfermagem comunitária; promoção em saúde