Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Larissa Marti Marques, Elisa Brosina de Leon

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


INTRODUÇÃO

O processo de envelhecimento tende a ser progressivo e complexo, e se caracteriza por perdas funcionais e cognitivas que geram alterações no âmbito socioeconômico, ambiental e fisiológico, dificultando a realização de atividades de vida diária. A institucionalização desencadeia vários prejuízos como perda de autonomia e identidade, favorecendo sentimento de rejeição, abandono, exclusão, solidão, evoluindo para depressão, e muitas outras patologias particulares que aceleram o envelhecimento patológico. Assim, compreende-se a importância de se práticar atividades, sejam elas físicas ou recreativas.

A atuação da fisioterapia em idosos institucionalizados busca desenvolver uma maior independência do idoso para as atividades de vida diária, buscando diminuir as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, assim como assegurar uma melhoria da mobilidade e uma qualidade de vida mais favorável. Assim, o presente resumo relata a experiência vivenciada em um projeto de extensão teve como objetivo a implantação de um programa de reabilitação física integrado à equipe de saúde visando à restauração de funcionalidade global.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência em projeto de extensão vivenciado por acadêmicos do terceiro e quinto período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em uma instituição de longa permanência da cidade de Manaus. As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos de fisioterapia, no período de julho a novembro de 2017. Os atendimentos foram realizados individualmente, com os pacientes independentes (mediante a mensuração pela Escala de Katz). Inicialmente os alunos foram apresentados ao lugar e aos idosos residentes da instituição que foram selecionados para participar do programa. Os idosos foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica, sendo o ponto chave na elaboração de condutas para o tratamento. Após o conhecimento de todas as incapacidades dos pacientes, foi elaborado um plano de tratamento, com objetivos e condutas que pudessem atender as necessidades individuais.

As condutas realizadas tinham como objetivo estimular dinamicamente as atividades físicas, que pudessem de alguma forma acarretar o aumento ou manutenção da amplitude de movimento das articulações, ganho ou manutenção da força, melhora do equilíbrio e marcha, da cognição, menor dependência para realização de atividades diárias e significativa melhora da qualidade de vida, além de oferecer momentos de lazer e socialização entre os atendimentos. As atividades contemplaram em: aferição dos sinais vitais, seguido de treino cardiovascular moderado, realizado em bicicleta estacionária utilizando-se a escala de Borg para avaliação de fadiga ou dispneia e cinco minutos de repouso após o exercício. Em seguida, era realizado o atendimento individualizado dos pacientes, de acordo com a conduta proposta por cada aluno para o seu paciente avaliado.

Após a aplicação de 4 meses da intervenção, para melhor mensuração dos resultados alcançados com a ação de extensão, aplicou-se um questionário de avaliação da capacidade institucional para a atenção às condições crônicas – ACIC, o qual foi respondido pelos acadêmicos. Esse instrumento foi desenhado para o monitoramento da capacidade institucional de uma rede de atenção à saúde. O resultado visa a apoiar gestores e equipes de saúde a melhorar a atenção às condições crônicas. O questionário subdivide-se em 7 componentes, sendo que a pontuação máxima em cada um deles é 11.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados foram obtidos mediante análise das intervenções realizadas na Fundação no período de julho a novembro de 2017. A intervenção foi realizada com 5 idosos, de faixa etária entre 60 a 80 anos, sendo três homens e duas mulheres.

Foi observado que todos os idosos conseguiram responder os questionários da ficha de avaliação e foram considerados independentes para a realização de atividades de vida diária, mesmo com seus devidos comprometimentos da capacidade funcional. A manutenção da capacidade funcional dos idosos gera uma melhora na qualidade de vida dessa população. Portanto, incentivar a prática de atividades físicas é um ponto para se alcançar esse objetivo, tendo que ser estimulada ao longo da vida, especificamente nessa faixa etária, para que se possa desencadear uma infinidade de benefícios à saúde do idoso.

São amplas as participações do fisioterapeuta na saúde desses idosos, seja na prevenção de doenças, na promoção de saúde ou reabilitação, e as atividades realizadas proporcionaram não só isso, mas também levaram a uma interação entre os membros da Fundação, através dos diálogos para a melhoria do bem-estar dos idosos. Além disso, foi evidente a boa recepção das intervenções por parte dos idosos, que demonstravam gostar dos atendimentos, principalmente quando associadas a conversas do dia-a-dia, onde socializavam e interagiam com os alunos e os demais da instituição, e apresentaram melhora do estado emocional, assim como também do estado cognitivo e funcional, através da realização dos exercícios.

De acordo com os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário ACIC, o sistema de saúde da instituição obteve uma pontuação geral de 4,7 pontos. Interpreta-se esse escore como um serviço com prestação de suporte básico para cuidados de doenças crônicas. O item do questionário que apresentou melhor pontuação (5,8 pontos) diz respeito ao desenho do sistema de prestação de serviço. O resultado indica a existência de fluxos, funções e tarefas para garantir o acesso à atenção, bem como às informações necessárias, para pacientes e provedores, sobre o estado de saúde dos primeiros.

CONCLUSÃO

A partir da experiência que nos foi vivenciada, observa-se que há uma melhora significativa do estado funcional e psicológico dos idosos, quando as atividades foram realizadas a partir de conversas e vivências em que os mesmos se sentissem a vontade de praticar. Portanto, torna-se fundamental a parceria entre a instituição e a universidade, para que ocorra essa troca de benefícios entre a população idosa e a comunidade acadêmica, ajudando não só na formação, mas também no favorecimento de uma velhice saudável, dentro dos padrões em uma instituição de longa permanência.

Espera-se que, com o desenvolvimento de um plano de ação em longo prazo, a pontuação ACIC aumente, resultando num melhor entendimento da equipe de da instituição do que deve envolver um bom sistema de prestação de saúde. À medida que a compreensão sobre a atenção integral aumenta, a equipe deverá continuar a implementar mudanças efetivas.


Palavras-chave


instituição de longa permanência; idosos; ACIC; fisioterapia; projeto de extensão