Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância da interdisciplinaridade na realização de um completo atendimento em saúde
Anderson Bentes Mafra, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Raissa Pires de Medeiros, Antônio Sávio Inácio, Sônia Maria Lemos

Última alteração: 2018-05-06

Resumo


MAFRA, A. B.¹, MEDEIROS, R.P.², INÁCIO, A. S.³, AZUELO, N. C. S.³, LEMOS, S. M.4

¹ Autor-principal, acadêmico do curso de odontologia da Universidade do Estado do Amazonas

² Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

³ Acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas

4 Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Promoção e Educação em Saúde/GEPPES. Membro da Comissão local do VER-SUS Amazonas.

 

Titulo: "A importância da interdisciplinaridade na realização de um completo atendimento em saúde" EIXO 1

 

Introdução: A vivência proporcionada pelo VER-SUS foi uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento acerca da saúde pública nos locais mais remotos, fazendo com que, levássemos a teoria apreendida sala de aula para a prática. O fato de poder vivenciar a realidade prepara o estudante para o que pode lhe aguardar e também possibilita ampliar sua visão acerca da saúde pública e comunitária.

 

Objetivos: Induzir o debate acerca dos desafios que os profissionais encontram no cotidiano da promoção de saúde em locais remotos.

 

Relato: A equipe de profissionais da UBS-Fluvial é composta por duas equipes básicas (16) e a tripulação (4).Fizeram parte da equipe 5 alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. A viagem foi realizada em 6 dias, durante os quais foram assistidas 11 comunidades. Os alunos fizeram um rodizio entre as salas de atendimento  (Consultório médico, farmácia, odontológico, sala de vacinação, pré-natal, e preventivo), e no final de cada dia era feito uma análise em grupo do que foi vivenciado.

 

Resultados: Pelos relatos da devolutiva dos alunos é possível inferir que o atendimento em saúde não depende apenas do sistema de saúde, ou de um ou outro profissional, mas depende do compromisso de todas e todos que estão envolvidos no processo. Assim é real a possibilidade de fazer acontecer o verdadeiro SUS, ainda que com poucos recursos. A vivência fez com que os alunos tivessem seu conhecimento da prática em saúde ampliado a partir da sua participação nas campanhas públicas de prevenção da Hanseníase e do aleitamento materno, desenvolvidas durante o VER-SUS. É no diálogo interdisciplinar que se constrói o esteio para a compreensão de realidades tão distintas em condições de enormes desigualdades.

 

Considerações finais: A vivência no que é saúde é de suma importância para promover discussões fundamentadas acerca do SUS, o que leva muito além da teoria aprendida em sala de aula. Na prática podemos ver o que funciona e o que não, os pontos positivos e os negativos, todavia sempre com o olhar crítico sobre as situações para que possa ser útil o debate e assumindo a corresponsabilidade na busca de soluções para as problemáticas identificadas. O VER-SUS oportuniza o debate, mas acima de tudo nos mobiliza como futuros profissionais na promoção de condições melhores em saúde, e no desenvolvimento da cidadania.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Saúde; VerSus