Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Jessika Afonso Castro, Benedito Carlos Cordeiro, Kelly Messias Andrade, Maria das Graças Garcia e Souza

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: As práticas de primeiros socorros são caracterizadas como condutas iniciais que objetivam ajudar pessoas que estejam em sofrimento ou risco de morte, além disso, não são restritas aos profissionais de saúde, sendo de suma importância que leigos aprendam as condutas para socorrer e salvar vidas.  Sabendo que a escola é um cenário que não está livre de ocorrências e agravos de urgência e emergência, os profissionais da educação estão sujeitos a presenciar e socorrer alunos, vítimas de diversas situações. Porém, por não serem capacitados ou por não fazer parte das bases de formação dos cursos de educação, os profissionais relatam despreparo para realizarem os primeiros socorros. Sabendo que a escola é um palco rico para o ensino e aprendizagem, a proposta de introdução de temas relacionados a saúde viabiliza que o ambiente escolar seja um local mais seguro, o que tem se chamado de Escola promotora da saúde, onde se tem a atuação conjunta de profissionais da saúde, professores, funcionários e a comunidade. A proposta é a construção do conhecimento de temas envolvidos na saúde que irão propiciar o desenvolvimento físico, social, cultural e o bem-estar dos alunos, buscando a redução de acidentes, prevenção de agravos e a promoção da saúde, com o apoio da comunidade, do corpo docente, dos pais e dos próprios alunos. A educação em saúde é uma grande ferramenta para a capacitação de professores sobre práticas de saúde e primeiros socorros e a enfermagem tem um importante papel para a concretização dessa educação, pois se encontra inserida em programas que atuam nas escolas, com o objetivo de promover e prevenir agravos de saúde nessa população. Quando são direcionadas aos profissionais de educação capacitações em emergência, poderá favorecer que práticas de primeiros socorros sejam realizadas o mais precocemente possível nas escolas, minimizando complicações e sequelas, propiciando e propagando um ambiente escolar mais seguro. Para isso, são necessários que professores que atuem no ambiente escolar recebam capacitações formais e continuadas para o enfrentamento de situações de urgências e emergências que possam ocorrer nas escolas. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar a produção de conhecimento sobre a temática capacitações em primeiros socorros no ambiente escolar. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Esse estudo é parte dos objetivos de uma pesquisa intitulada como: “A implantação da educação permanente em primeiros socorros no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Engenheiro Paulo de Frontin” do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES): formação interdisciplinar para o Sistema Único (SUS) da escola de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de uma revisão integrativa com a seguinte questão norteadora: Quais as evidências científicas disponíveis nos bancos de dados de saúde acerca de capacitações ou treinamentos em primeiros socorros para os professores no ambiente escolar? O acesso virtual para a coleta de dados ocorreu em novembro de 2017 nas bases de dados  Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS); a National Library of  Medicine (PUBMED); e a Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO), por meio da utilização dos Descritores em Ciências da Saúde – DeCS e MeSH respectivamente, e que melhor enquadrassem a estratégia PIO, representados pelas letras “P” - paciente ou local a ser investigado, “I” – intervenção e “O” - resultados esperados. Foram utilizados como descritores: Escolas/School; Primeiros Socorros/Firt Aid; Educação/Educacion. Como critérios de inclusão foram selecionados os seguintes dados: artigos científicos, disponíveis on line, completos, disponíveis em português, espanhol e inglês, que abordassem e discorressem sobre capacitações e treinamentos de primeiros socorros realizados no ambiente escolar no periódico dos últimos dez anos (2007 a 2017). Como critérios de exclusão: revisões integrativas, estudos duplicados e aqueles que não atendiam a demanda da pesquisa. RESULTADOS: Foram encontrados 476 estudos, e selecionados após leitura dos títulos 40 artigos para análise dos resumos. A partir disso, escolheu-se 15 artigos das bases de dados para análise crítica dos artigos e leitura na íntegra. Após essa fase, foram selecionados 8 artigos que realmente relatavam experiências e reflexões sobre treinamentos e capacitações em primeiros socorros para professores no ambiente escolar. Os dados encontrados foram categorizados e agrupados em tabelas com as seguintes informações: autor, base de dados, ano de publicação, título, tipo de estudo/ ou pesquisa, local de realização do estudo e principais resultados encontrados. Os estudos foram realizados em escolas das cidades de Shanghai (China), São Paulo (Brasil), Chandigarh (Índia), Palmas (Brasil), Nova Zelândia (Austrália), Bom Jesus (Brasil), Amiens (França) e Bangalore (Índia). Todos os estudos discorrem sobre a educação em primeiros socorros realizadas para os professores como meio de qualificá-los para melhorar a assistência em caso de qualquer incidente no ambiente escolar. Além disso, dois dos artigos analisados relatam a realização de um pré-teste e um pós-teste para avaliação do conhecimento dos professores e constatação da eficácia da metodologia de ensino utilizada no estudo. Foram demonstrados com dados quantitativos que houve melhora significante no nível de conhecimento dos participantes após a realização da educação em saúde, concluindo a importância do treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros no ambiente escolar. Além disso, um dos artigos analisados propôs a criação de uma cartilha educativa com as práticas de primeiros socorros como produto permanente de educação para os professores. Cabe citar, que no processo de busca na literatura e ao correlacionar o problema da pesquisa com o objeto de estudo, verificou-se um cenário precário para a discussão da temática, mesmo sendo considerado um assunto de grande importância para a saúde pública encontrou-se poucos artigos que abordem a educação em primeiros socorros aos professores no ambiente escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ante o exposto, é de grande valia a revisão integrativa de estudos na literatura sobre a educação em primeiros socorros no ambiente escolar, visto que estudos teóricos prévios favorecem e contribuem para o processo de planejamento e execução de programas de capacitações em primeiros socorros nas escolas brasileiras. Os profissionais da educação são de extrema importância para a prestação de cuidados em caso de urgência na escola e o professor por ser o profissional de maior contato com o aluno deve conhecer as práticas de primeiros socorros e prestar de forma imediata e eficiente o primeiro atendimento até a chegada do serviço de saúde.

Palavras-chave


Educação; Primeiros Socorros; Formação; Escola