Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Extensão acadêmica Promovendo Ações de Educação em Saúde na Prevenção das Doenças Cardiovasculares: um relato de experiência
Ana Gabriela Lucena Brito, Everton de Oliveira Pinto, Natália Rayanne Souza Castro, Rayssa Thais Santana de Sousa, Felipe Alves de Almeida, Lannay Marães da Costa, Noeli das Neves Toledo

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares - DCVs representam um grave problema de saúde pública, dado a sua alta prevalência e incidência de morbidade e mortalidade. São múltiplos os fatores que a pré-dispõem, a exemplo: tabagismo, etilismo, sedentarismo, obesidade, alimentação industrializada, hipertensão e diabetes. Além disso, estudos apontam que o menor nível de escolaridade aumenta as chances de o indivíduo desenvolver DCVs, sendo sua prevenção um desafio mundial. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes durante o desenvolvimento da Atividade Curricular de Extensão – ACE: Promovendo Ações de Educação em Saúde na Prevenção das DCVs, no semestre 2017.2. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência no qual optamos por utilizar métodos ativos de ensino aprendizagem, sendo realizadas dinâmicas, apresentação de vídeo interativo, rodas de conversas e mensuração da pressão arterial. As dinâmicas consistiram em perguntas pertinentes aos hábitos e estilo de vida dos integrantes relacionando-as com DCVs. O vídeo abordou sobre a hipertensão arterial, mostrando o que é a doença, os fatores de riscos e as formas de prevenção. Posteriormente, o público alvo fora dividido em grupos menores, para ser realizada roda de conversa e a medida da pressão arterial. Resultados: A ACE foi desenvolvida com 120 pessoas, sendo 14 adultos, 45 idosos e 61 adolescentes. Verificaram-se entre os participantes, poucas informações sobre os fatores de risco para o desenvolvimento das DCVs. No entanto, houve interesse em participar das atividades, bem como expressaram suas dúvidas e inquietações sobre o tema. A dinâmica proporcionou uma ampliação do conhecimento prévio de cada grupo. Quanto ao vídeo, foi possível perceber o interesse dos participantes apenas no início, indicando que este recurso deve ser utilizado em momentos pontuais, não podendo ser extenso. A roda de conversa serviu de espaço unilateral para sanar dúvidas referentes ao tema. As dúvidas mais frequentes foram sobre os sintomas das doenças cardiovasculares e meios para evitar à hipertensão arterial. A mensuração da pressão arterial evidenciou um quantitativo expressivo de adultos e idosos com níveis pressóricos elevados. Dentre esses, havia pessoas que desconheciam a própria condição clínica e todos referiram ausência de sintomas, ainda assim, foram orientados a procurar unidade de saúde para acompanhamento. Enquanto discentes da ACE, condutores de todas as práticas educativas, nos trouxe uma bagagem enriquecedora no contexto pessoal e profissional, pois foi possível desenvolvermos habilidades com autonomia e responsabilidade na tomada de decisão em equipe. Além disso, ter participado dessa ACE nos possibilitou um olhar mais crítico e reflexivo, muito importante para a nossa futura atuação como enfermeiros na práxis educativa. Conclusão: As atividades realizadas propiciaram uma aproximação dos discentes com a comunidade, estimulando a construção holística da relação interpessoal, permitindo uma formação diferenciada. Portanto, através da ACE ficou evidente a importância da nossa participação em atividades cujo objetivo seja desenvolver habilidades para a prática educativa, ao mesmo tempo proporcionar um ambiente de diálogo sobre os fatores de risco para as DCVs, bem como as possibilidades para evitá-las.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Prevenção; Doenças Cardiovasculares