Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A disparidade das práticas hospitalares adiante a teoria na perspectiva de acadêmicas de enfermagem: um relato de experiência
Eunice Beatriz Ribeiro Bastos, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Sonia Rejane de Senna Frantz, Sonia Rejane de Senna Frantz

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução: Partindo do princípio que a Enfermagem não é mais vista somente como uma arte de cuidar, mas também como ciência e evidência. Durante a formação tomamos conhecimento de teorias que embasam a ação profissional a serem desenvolvidas para que haja um raciocínio clínico na prestação de assistência ao paciente e atuamos em aulas práticas laboratoriais para posteriormente ter contato com o paciente, e é no ambiente hospitalar que é exercido o que foi aprendido e ocorre a interação com a realidade dessa unidade de saúde.

Objetivo: Descrever a percepção das autoras sobre a experiência teórico-prática da disciplina de Semiologia e Semiotécnica II de Enfermagem.

RELATO: Nos meses de Agosto a Novembro de 2017, foi realizado o desenvolvimento da disciplina Semiologia e Semiotécnica II, com enfoque nas Necessidades Humanas Básicas (NHB) do adulto e idoso. Primeiramente houve a participação em aulas teóricas e práticas laboratoriais, em seguida fosse realizada a prática em um hospital público de Manaus. Em alguns momentos as estudantes foram divididas em duplas para prestar assistência aos pacientes, os quais eram procedimentos diversos a serem realizados para que atendesse as NHB dos mesmos. Ao final de cada prática nos reuníamos para discutir sobre nossas impressões do dia.

RESULTADOS: A importância da prática laboratorial e hospitalar – Durante as aulas teóricas e práticas laboratoriais aprendemos sobre procedimentos, materiais a serem utilizados e o objetivo da realização de tais para uma atuação segura.  E é no âmbito hospitalar que podemos ter uma interação com o paciente, aplicar tudo o que nos é ensinado, prestar a assistência e lidar com um ser humano biopsicossocial em sua integralidade. Devido a isso, adquirimos novos conhecimentos e aprimoramos nossas habilidades para uma assistência holística ao paciente.

Desafios da prática hospitalar – Ao adentrar no ambiente hospitalar temos contato com diversos profissionais que estão acostumados a uma rotina de trabalho, quando nos deparamos com os mesmos, estes podem ter reações sendo desde a aceitação a rejeição dos acadêmicos tornando isso um receio dele com o profissional e vice-versa, podendo gerar um impacto negativo na prestação do serviço. Durante a realização de alguns procedimentos, notamos a escassez de material no qual aprendemos ser necessário na teoria para a execução dos mesmos e frente a isso utilizamos a criatividade para poder prestar um cuidado de qualidade que atendesse as NHB do paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos conhecimentos teórico-práticos, foi possível observar disparidades encontradas no decorrer das atividades executadas, como a falta de material, o real contato com o paciente e a relação acadêmico-profissional, desta forma é perceptível a relevância da vivência hospitalar na formação do acadêmico tratando-se de um contato com a realidade hospitalar que temos que enfrentar para conhecer e entender o trabalho de um enfermeiro, sua rotina e seu ambiente de serviço. Portanto, ao participar de tais práticas foi possível compreender que além de termos que exercer a assistência, temos que estar e capacitados para encarar situações que não estão na teoria devido ao contexto em que o paciente está inserido.


Palavras-chave


Assistência ao Paciente; Humanização da Assistência; Enfermagem