Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Gestão da Atenção Primária - PMAQ como instrumento de ensino sobre gestão da qualidade
Fabiola Lima Goncalves

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A Atenção Primária à Saúde - APS, é o centro da atenção à saúde dentro de uma rede, sendo responsável por até 80% da resolução dos problemas de saúde da comunidade. Assim, Este serviço precisa estar bem estruturado, para tanto o Ministério da Saúde implementou as ações da APS com uma avaliação de acesso, de qualidade, estrutura, processo de trabalho, neste sentido, uma atividade do módulo de gestão de serviços de saúde, do curos de enfermagem aplicou o instrumento de avaliação externa como forma de perceber a qualidade da estrutura da unidade de saúde de estágio. O objetivo era perceber que para que o serviço ffuncione é necessário muita articulação da gestão.

O PMAQ está organizado em três fases (Adesão e Contratualização, Certificação e Recontratualização) e um Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento que compõem um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica que compõem um ciclo.

A avaliação externa é o momento no qual será realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ. Busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica.

O instrumento de avaliação externa para as equipes de atenção básica e saúde bucal está organizado em seis módulos, conforme o método de coleta das informações no Módulo I é feita a observação na Unidade de Saúde, para avaliar as condições de infraestrutura, materiais, insumos.

Portanto, vamos exercitar essa etapa de avaliação a partir do instrumento disponível contemplando todas a estrutura necessária para um serviço de qualidade.

Passo 1: Discutir com os alunos sobre o Programa de Melhoria do acesso e da qualidade

Passo 2: Fazer a leitura e apresentação do instrumento

Passo 3: Divisão dos alunos em duplas para observação da estrutura da unidade

Passo 4: Após o tempo de 40 minutos as duplas retornam para a discussão da atividade

Passo 5: Fechamento da atividade pelo professor sobre a importância do reconhecimento da estrutura da unidade de saúde para a gestão de serviços.

O desenvolvimento da atividade foi demorado, visto que os estudantes, às vezes, tem dificuldade com iniciativa, ele foi aplicado a 8 turmas de  6 alunos, alguns também tiveram dificuldades sobre a nomenclatura de equipamentos e insumos, sendo então uma ótima oportunidade de conhecer todo o material e equipamento necessário para o funcionamento de uma unidade de saúde.

Os alunos relataram ao final no momento das discussões que não imaginavam que era tão alto o nivel de exigência do PMAQ, que esse programa era muito importante, pois estimulava a gestão a seguir um padrão de qualidade, servindo para todo país.

Assim, para que a Atenção Primária represente um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, que engloba a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento e a reabilitação, constituindo a coordenação do cuidado do Sistema Único de Saúde a qualidade deve fazer parte do serviço.

A coordenação dos cuidados pode ser definida como a articulação entre os diversos serviços e ações relacionados à atenção em saúde de forma que, independentemente do local onde sejam prestados, estejam sincronizados e voltados ao alcance de um objetivo comum. Portanto, foi percebido que na Rede de serviços a Atenção Primária tem um papel chave na integralidade do cuidado articulada com a gestão, para tanto foi percebido que as unidades visitadas precisa de foco em algumas areas, para a melhorias, como a esterilização, sala de vacinas, acessoa informação aos unusários, entre outros.

 


Palavras-chave


gestão em saúde; atenção primária à saúde; PMAQ