Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Apresentação: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos do curso de Enfermagem no projeto “Cuidando com Canto”. O objetivo do trabalho é descrever a experiência de inserir a música no cotidiano acadêmico voltado à área da saúde. Desenvolvimento: O projeto “Cuidando com Canto” constitui-se de um coral composto por estudantes de enfermagem, nascido a partir de uma inquietação em proporcionar momentos de lazer e relaxamento aos discentes. Os encontros ocorrem uma a duas vezes por semana, no intervalo entre os turnos matutino e vespertino no ambiente da academia. Instrumentos como violão, cajón e teclado são tocados pelos próprios alunos. As apresentações são realizadas em ambiente acadêmico, comunitário e hospitalar e voltadas ao público de qualquer faixa etária. Conforme o ambiente e o público-alvo, o grupo destaca pontos importantes a serem considerados e escolhidos de forma conjunta: estilo, melodia e letra das canções. Em enfermarias, por exemplo, optamos por músicas que transmitem tranquilidade, conforto. Já em aberturas de eventos científicos são selecionadas canções alegres, otimistas. A atividade conta com o apoio de professores e discentes do curso de música. Estimula o esforço individual e trabalho em equipe, favorecendo a integração entre professores e acadêmicos de diferentes períodos e cursos. Ademais, gera sentimento de bem-estar do corpo, mente e alma. Contribui, assim, para a promoção, prevenção e até mesmo reabilitação da saúde, em âmbito individual e coletivo. Impactos: conforme relato dos integrantes, o coral levou à diminuição de estresse, conforto respiratório, melhoria no desempenho de atividades, sentimento de bem-estar e maior confiança em si e autoestima. Estimula a expressão daquilo que cada um tem de melhor. Considerações finais: o projeto contribui para um dia-a-dia mais saudável e alegre. É de suma importância na unidade acadêmica, considerando que é preciso sentir-se bem para prestar cuidados ao outro.