Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VER-SUS como ativador do perfil ético e político: Relato de experiência sob a ótica do vivente
Rafaele Conceição Pereira, Cícero Gomes dos Santos Neto, Joana D'arc Silva Gomes, Lívia karine Silva Mendes

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A proposta do VER-SUS surge após alguns projetos de extensão universitária destinados aos estudantes a fim de experienciarem determinados territórios. Como resultados dessas experiências de extensão e do VER-SUS/RS (Vivência-Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do RS) em 2002, surge no ano de 2003 as Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS. O projeto vem com a proposta de qualificar os estudantes, futuros profissionais do SUS, em um espaço que possibilite a aproximação dos viventes e facilitadores com a organização e gestão dos serviços de saúde, as práticas de educação popular e saúde, as estratégias de Educação Permanente em Saúde e o controle social. Dessa forma, o objetivo é denotar a relevância do VER-SUS como ativador do perfil ético e político. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por duas Residentes em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará em diferentes territórios entre os anos de 2013 e 2015 RESULTADOS: Sabendo que o VER-SUS é projeto que possiblita aos estudantes de graduação, ensino técnico, residentes e participantes de movimentos sociais vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde, possibilitando a esses conhecer o sistema de saúde municipal e estudual de determinados territórios. Enxergamos que tal espaço desenvolve nos participantes perfil crítico, ativando o perfil ético e político dos estudantes e futuros profissionais do SUS. Tendo em vista, que o espaço de imersão promove debates/discussões ricas que oportunizam DesConstruir conceitos, ativando a visão dos estudantes como futuros profissionais da política pública de saúde, que estão ali para defender o SUS enquanto trabalhores e usuários desse sistema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, o projeto fomenta a percepção dos estudantes por meio da convivência multi e interdisciplinar, desencadeando visão crítica, onde os participantes conseguem conhecer ainda na graduação as limitações e pontencialidades do SUS, com a pretensão de qualificar ainda mais esse serviço e fortalecer essa política pública que é ímpar para a sociedade brasileira.


Palavras-chave


SUS; Política Pública; Educação em Saúde