Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O uso de tecnologias educativas em visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento infantil de crianças prematuras.
Amanda Morais Polati, Pamela Brustolini Oliveira Rena, Gian Batista do Carmo, Nicoli Souza Carneiro, Rayla Amaral Lemos, Maria de La Ó Ramallo Veríssimo, Jamile Gregório Morelo, Deíse Moura de Oliveira

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Apresentação: o nascimento prematuro, a repercussão deste fato para a família, para o sistema de saúde e para a própria criança, reforça a necessidade da utilização de tecnologias de educação em saúde que instrumentalizem os pais no cuidado domiciliar. Associar o uso de tais tecnologias com a prática da visita domiciliar (VD), possibilita o seguimento do cuidado e promoção da saúde, com potencial para reduzir a morbimortalidade neonatal. A VD às famílias com bebês prematuros deve ser valorizada como um horizonte de práticas mais efetivas, buscando a melhoria da saúde, da qualidade de vida e da atenção às necessidades das famílias para o desenvolvimento infantil. Desse modo, objetiva-se identificar a importância da visita domiciliar em interface com o uso de tecnologias educativas como ferramenta na promoção do cuidado ao desenvolvimento infantil de crianças prematuras. Desenvolvimento do Trabalho: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Participaram 13 cuidadores de crianças prematuras acompanhadas em um serviço de follow up, de Viçosa- MG, selecionadas por conveniência. Uma tecnologia educativa (cartilha), intitulada “História de Sofia: Batalhas e Conquistas da família no cuidado e desenvolvimento da criança nascida prematura”, foi entregue aos cuidadores no referido serviço, sendo estes orientados a realizarem uma leitura do referido material. Transcorrido um mês após o primeiro encontro foi realizada uma visita domiciliar para cada família. Nesta foi realizada uma atividade educativa individualizada relacionada à cartilha, trabalhando as práticas de cuidado nela explicitadas,  potencializando o contexto domiciliar como lócus de promoção do desenvolvimento infantil. A visita domiciliar consistiu de duas partes: a primeira deu-se por meio de uma atividade lúdica de “mito ou verdade”, e a segunda na apresentação de figuras provenientes da própria cartilha, para que os cuidadores escolhessem três que melhor representassem suas experiências desde a gestação até o momento presente. Resultados e/ou impactos: evidenciou-se o quanto o uso da cartilha, quando abordada no contexto domiciliar, configurou-se como estratégia potencializadora da emersão de reflexões sobre o vivido e como ancoradouro para uma abordagem mais singularizada das crianças e suas famílias. As imagens mais escolhidas pelos cuidadores para expressar o presente vivido (proveninentes da cartilha) foram a que representavam os pais olhando para um bebê na incubadora da UTI (associada pelos pais como o momento mais impactante no relacionamento familiar com as crianças prematuras) e uma que representava a superproteção, revelando que o fator prematuridade se relaciona à ideia de fragilidade, a qual evidenciou-se como importante no acompanhamento à criança e suas famílias. Evidenciou-se, na dinâmica do mito e verdade o quanto o uso do material educativo, associado ao contexto domiciliar, figura como estratégia de potência para trabalhar aspectos geradores de dúvidas e incertezas por parte dos familiares.  Considerações finais: o uso do material educativo atrelado às atividades lúdicas figuram como estratégias apropriadas para as compreensão das relações familiares com as crianças prematuras, potencializando a capacidade de intervenção e acompanhamento  dos profissionais de saúde no tocante à promoção do cuidado do desenvolvimento infantil de crianças prematuras.

 


Palavras-chave


Enfermagem Neonatal; Visita Domiciliar; Desenvolvimento Infantil