Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Territorialização e integração ensino-serviço em Unidade Básica de Saúde de Porto Seguro/BA
Giovana Bernardes, Lina Rodrigues de Faria

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


• Apresentação

O território apresenta uma delimitação espacial e um perfil histórico, demográfico, epidemiológico, tecnológico, político, social e cultural que o caracteriza como um espaço dinâmico e em permanente construção (Miranda apud Santos e Rigotto, 2010). Para Monken e Barcellos (2005) apud Santos e Rigotto (2010), a territorialização representa importante instrumento de organização dos processos de trabalho e das práticas de saúde, posto que as ações de saúde são implementadas sobre uma base territorial detentora de uma delimitação espacial previamente determinada.

A compreensão do território mostra-se, então, primordial para a descrição e análise das populações humanas e de seus problemas de saúde, além dos econômicos e socioculturais. Permite, também, a avaliação dos impactos dos serviços sobre os níveis de saúde da população, o que possibilita práticas de saúde voltadas para a realidade da comunidade. A análise e diagnóstico da situação de saúde são fundamentais para se conhecer a Estratégia de Saúde da Família (ESF), a área de abrangência, o perfil econômico, demográfico e epidemiológico, os modos de viver e adoecer da população nos territórios, os recursos existentes, os equipamentos de saúde e a rede de apoio social e comunitária.

Este trabalho baseia-se em experiências de integração ensino-serviço incentivadas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nos componentes curriculares de Práticas Integradas em Saúde, em parceria com a Rede de Atenção à Saúde do município de Porto Seguro, no extremo sul baiano. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham papel fundamental na realização deste trabalho, visto que são o “elo” entre comunidade e Unidade de Saúde da Família (USF), além de responsáveis pela descrição da real situação de saúde da sua comunidade - seus condicionantes, demandas e carências. O exercício de visita a campo foi relevante aos discentes, pois serviu de embasamento e complementação para a formação profissional em saúde. Foi possível vivenciar o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como o cotidiano da comunidade residente no território, seus problemas de saúde e suas demandas. Neste sentido, o presente estudo objetiva apresentar as experiências vivenciadas pelos discentes da UFSB no processo de territorialização em um território específico de Porto Seguro, bem como enfatizar a importância da integração ensino-serviço na formação profissional.

 

• Desenvolvimento

O estudo é de natureza observacional, analítica e exploratória, com cunho qualitativo. Tem como metodologia a pesquisa de campo, caracterizada por investigações através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados com pessoas por meio de recurso de diferentes tipos de pesquisa, como pesquisa-ação e pesquisa participante. A pesquisa-ação contribui para construir um diagnóstico participativo sobre a situação de saúde de um território. Entre os meses de julho e setembro de 2017, foram coletados dados concretos como o número de profissionais da Unidade, consultas realizadas e visitas dos ACS ao território. O processo de territorialização tornou possível o entendimento da situação do território, bem como as condições de saúde, os riscos epidemiológicos e as vulnerabilidades sociais.

Inicialmente realizou-se uma roda de conversa para apresentação da Equipe da ESF e o funcionamento da UBS. A Equipe conta com enfermeira, médica, farmacêutica, técnica de enfermagem, recepcionista e vigilante, além de sete ACS. Os profissionais relataram sobre o trabalho na UBS e sobre o território, assim como suas potências e problemas. Com as atividades iniciadas em 2015, a UBS oferece os seguintes serviços: acolhimento; acompanhamento da gestante e do bebê; curativo; dispensação de medicamentos básicos; dispensação de preservativos e contraceptivos; consulta de enfermagem; consulta médica; exame preventivo (colo de útero); grupo de educação em saúde; imunização; nebulização; planejamento familiar; teste de gravidez; marcação de exames e consultas especializadas; triagem neonatal e pré-natal; NASF; consulta odontológica; tratamento odontológico.

O atendimento da UBS obedece o seguinte cronograma: às segundas-feiras, atendimento geral; às terças-feiras, atendimento de doentes crônicos; às quartas-feiras, atendimento de gestantes; às quintas-feiras, atendimento de crianças e adolescentes; às sextas-feiras, atendimento domiciliar. Este, inclusive, é um desafio para a unidade, uma vez que não existe transporte para fazê-lo e os profissionais o fazem ou a pé ou com carro próprio. Além disso, o território conta com áreas descobertas, o que dificulta o acompanhamento daqueles que necessitam de atendimento domiciliar. Cabe destacar que Porto Seguro é uma cidade turística com população flutuante significativa, sendo um desafio para o serviço, uma vez que dificulta o cadastramento e o monitoramento da população. A segunda e a terceira parte da territorialização dizem respeito às visitas realizadas com os ACS de cada microárea. A caracterização do território é parte importante do processo. Neste sentido, a microárea da territorialização apresenta as seguintes características: rua asfaltada, de calçadas estreitas e irregulares, o que dificulta a acessibilidade. Existem áreas de risco em função do tráfico de drogas. Ademais, observou-se esgoto a céu aberto, casas sem ventilação adequada e ruas muito estreitas.

 

• Resultados

A integração ensino-serviço é essencial para a formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS. Para Kuabara et al (2014), a integração ensino-serviço é capaz de reduzir a dicotomia teoria-prática e aproximar os princípios do Sistema Único. Outrossim, ela auxilia os serviços a desenvolverem ações e capacitação dos profissionais, melhorando a qualidade do cuidado. Dentre as maiores dificuldades do serviço estão as relações assimétricas, o distanciamento entre os atores e a sobrecarga de trabalho, fazendo-se necessárias mudanças nas relações e nos métodos de ensino, com mais envolvimento dos atores e mudanças na concepção epistemológica. Os componentes de Práticas em Saúde permitem maior contato dos estudantes com toda a UBS, desde os médicos até os ACS e a comunidade que a utiliza. Dessa forma, é possível que, desde a formação, tenha-se melhor compreensão sobre o SUS, seus princípios e funcionamento em rede. Possível conhecer melhor também o território que a universidade está inserida e, consequentemente, os serviços de saúde, mercado de trabalho fundamental para os estudantes formados pela UFSB. Esta aproximação estabelece uma sensação de vínculo e pertencimento e contribui para formação de profissionais mais aptos para atuarem no território.

 

• Considerações finais.

O trabalho em questão foi capaz de ampliar a compreensão sobre o território e de estabelecer a integração ensino-serviço, mostrando-se, então, exitoso. A metodologia utilizada possibilitou uma aproximação à realidade do território, fazendo com que esta fosse compreendida e apropriada pelos estudantes de forma gradual. A pesquisa participante permite a inserção do pesquisador num campo de investigação formado pela vida social e cultural de um outro, próximo ou distante, que, por sua vez, é convocado a participar da investigação na qualidade de informante, colaborador ou interlocutor. Viabiliza a construção do conhecimento de forma crescente, valorizando os conhecimentos prévios da população, dos profissionais de saúde e dos estudantes.

 

• Referências

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

 

SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando

as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio

de Janeiro, v. 8, n. 3, p.387-406, nov. 2010.

 

KUABARA, Cristina Toschie de Macedo et al. Education and health services integration: an

integrative review of the literature. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p.195-201,

2014. GN1 Genesis Network.

 


Palavras-chave


Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação; Práticas inovadoras na formação para o SUS