Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Uma forma criativa de compreender a Patologia: relato de experiência
Julianna Joanna Carvalho Moraes de Campos Baldin, Maria Carolina Martins Mussi

Última alteração: 2018-04-12

Resumo


Contextualização: Este trabalho é um relato de experiência acerca de uma atividade planejada na disciplina de Princípios de Patologia, a qual é ofertada aos discentes do quarto período do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Ao se propor esta atividade, as docentes almejavam que os discentes pudessem, na fase final do componente curricular ofertado no período de 2016.2, expressar de forma criativa algum tema e/ou conhecimento adquirido durante a disciplina, com a ideia de fazer os alunos pensarem além dos livros, entrando em contato e/ou utilizando atividades apreciadas no cotidiano e, muitas vezes, relegadas em virtude das atividades acadêmicas.

Descrição da Experiência: Assim, propomos no primeiro dia de aula do período 2016.2 que a referida atividade fosse apresentada no último dia de aula, de forma livre (não obrigatória) e os alunos poderiam apresentar um projeto criativo em qualquer área (como música, artes, teatro, culinária, etc.), porém existia apenas uma regra: a abordagem de assuntos presentes nos livros de Patologia. Acrescentamos, ainda, que a nota obtida nesta atividade seria substitutiva à nota mais baixa obtida em qualquer prova teórica. Surpreendemo-nos com abordagem da patologia vascular através de cordel, da cirrose com um grupo musical, da aterosclerose com uma palestra experimental e educativa, um jogo para conhecimento do diabetes e, por fim, um bolo representativo de um melanoma.

Impactos: As atividades apresentadas pelos alunos ratificaram a presença da patologia, com excelente execução e foi interessante a compreensão por parte dos alunos de que se pode aprender Patologia de forma mais lúdica do que a forma convencional. Além disso, os trabalhos apresentados podem ser replicados em ambiente escolar e de Unidades Básicas de Saúde (UBS), levando um conhecimento tão específico de Universidade para um público bem diversificado.

Considerações finais: A experiência em ver os alunos estudando e refletindo a Patologia com uma abordagem tão diferente do cotidiano convencional e tradicional, utilizando laboratórios e lâminas, foi extremamente interessante e com excelentes resultados, passível de ser replicado em turmas futuras.


Palavras-chave


ensino, patologia, criatividade