Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A APLICABILIDADE DO ARCO DE MAGUEREZ EM UMA ESCOLA RURAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Monique Lameira Araújo Lima, camila leão do carmo, camilo eduardo almeida

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: O Método do Arco, de Charles Maguerez, trata-se da principal referência para fundamentar a Metodologia da Problematização, o qual foi inspirado em Paulo Freire, que consiste no processo dialético, com maior participação dos atores sociais, quebrando o paradigma vertical de ensino. A metodologia da problematização está em grande ascensão em cursos de graduação em enfermagem como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho, já que uma das principais ferramentas da atenção primária é da promoção a saúde, que consiste nas diversas formas de educação em saúde, como método transformador da mudança de estilo. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo realizar aplicabilidade das etapas do Arco de Maguerez em uma escola pública, para promover ações extramuros, impactando na melhoria da qualidade de vida do usuário. MÉTODO: Foi utilizada a metodologia da problematização, abordando as etapas Arco de Maguerez, de acordo com Berbel (1998), consiste em cinco etapas: (1) a observação da realidade de um determinado espaço ou comunidade, realizada neste trabalho, de forma assistemática; (2) o levantamento dos pontos chave feito, neste caso, a partir de uma análise crítica, (3) a elaboração de uma teorização que fundamente uma (4) solução hipotética para um problema específico e, (5) a mesma aplica-se à realidade. Neste contexto, este trabalho foi realizado em uma escola pública, onde foi observada a necessidade de promover educação em saúde aos alunos visto que os hábitos culturais advindos do convívio familiar e social que podem interferir no processo saúde-doença da população. RESULTADOS: Diante desse contexto utilizou a importância da educação em saúde como mecanismo transformador, visto que pessoas em idade escolar são potenciais disseminadores de conhecimento à sociedade. A ação educativa teve uma ótima aceitação dos alunos quanto à aplicação da metodologia, visto que houve grande interação entre facilitadores e público alvo durante toda a ação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, por meio do Arco de Maguerez, levou-se em consideração o contexto cultural em que os alunos estão inseridos, possibilitando a promoção da educação ambiental para prevenir diversas doenças na comunidade, concluído a importância dessa metodologia para o profissional de enfermagem.

 


Palavras-chave


DESCRITORES: Promoção da Saúde. Educação Ambiental. Educação em Saúde.