Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Natação Como "Ferramenta" de Inclusão Para Portadores de Autismo
Elisangela Valença de Paiva, Valéria da Rocha Silveira Bernardo, Daniel Nunes Miranda, Débora da Silva Albani Martins, Leandro dos Reis Lage, Lilian Koifman

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


O Transtorno do Espectro  Autista é definido como uma série de atributos caracterizados por algum grau de comprometimento do comportamento social, comunicação e linguagem, e uma restrita sucessão de interesses por  atividades que são únicas para o indivíduo, realizadas de forma repetitiva, manifestando principalmente na infância. Durante a adolescência, algumas crianças autistas podem apresentar deterioração comportamental.  Multi estilos de interação podem ser observados, variando de arredio a passivo e a excêntrico. A descoberta de uma doença ou síndrome crônica para a família é transposto por diversas sensações e sentimentos, como, frustração, insegurança, culpa, luto, medo e desesperança. Este estudo tem o objetivo de certificar que pratica da natação pode ser usada como uma “ferramenta” de inclusão para crianças autistas, assim como, a importância da interação com os outros alunos e a mediação do professor. Verifica também, possíveis consequências que este transtorno traz consigo no que se refere à sociedade e especialmente à família que vivencia a problemática. A metodologia utilizada para este estudo, baseia-se em uma pesquisa de revisão sistemática de literatura. Os descritores utilizados foram: “autismo”; “atividades aquáticas”; “inclusão”; “natação” e o conectivo AND. As fontes para pesquisa foram: Google Acadêmico e os periódicos da CAPES. A classificação da busca foi feita por relevância na língua portuguesa, levando em consideração publicações feitas de 2007 à 2017. O estudo possibilitou compreender os benefícios da natação para o portador do transtorno do espectro autista. Outro aspecto relevante, foi a necessidade de uma melhor formação e atualização do Professor de Educação Física para atuar de forma efetiva na inclusão do deficiente na sociedade. Estudos acerca desse tipo de deficiência ainda estão em processo de construção carecendo de informações que possam ampliar as metodologias de trabalho. A utilização de ferramentas adaptativas e atividades lúdicas adequadas corroboram para maiores níveis de aprendizado e habilidades corporais, assim como ampliam as reflexões acerca da própria prática.

 


Palavras-chave


"autismo"; "natação"; "atividades aquáticas"; "inclusão"