Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação: A educação em saúde é uma ferramenta eficaz na comunicação dos agentes comunitários de saúde com a comunidade, podendo ser compreendida como um meio de mudança que possibilita a consciência crítica de quem a contempla, a respeito de problemas de saúde. O presente trabalho visa descrever uma experiência de aula prática baseada na metodologia da problematização, explicando o que é educação em saúde. Desenvolvimento do Trabalho: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvida por docentes da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Estado do Pará– ETSUS/PA, no município de Aveiro-PA. Resultados e/ou impactos: Proposto a uma turma de 28 discentes do curso de Qualificação para ACSs na Unidade de Educação em Saúde em 2017. Os ACSs foram orientados a percorrer suas lembranças de visitas domiciliares, com intuito de contextualizar atividades através das metodologias ativas, respondendo através de resumo o que é Educação em Saúde para o ACS. Diante, do contexto apresentado surgiram diversos conceitos, dentre os quais tiveram destaque a educação em saúde como um processo sistemático, contínuo e permanente que promove transformação da realidade no âmbito da saúde, mediada pela mudança de consciência, pela integração da comunidade na participação dos problemas e soluções de saúde, capacitação individual e coletiva, além da articulação de conhecimentos, aptidões e práticas pessoais, direcionadas nas visitas, no diálogo e na articulação de conhecimentos com compartilhamento de conhecimento entre profissional de saúde e a comunidade, seja na visita, seja na conversa ou ainda, seja no atendimento as perspectiva do comunitário diante da ação do ACSs, promovendo deste modo, a conexão de informação entre o conhecimento de doenças e sua prevenção com a integração social. A educação em saúde gera uma reflexão conjunta de mudança de consciência e a posteriori transformação social e de entendimento, vital ao bem estar, contextualizando processos de aprendizagem no âmbito da saúde, onde o ACS desenvolve ações educativas através do diálogo, palestras e ações compartilhadas para que a comunidade conheça a prevenção como forma satisfatória de garantia de saúde. Essa forma de abordagem da educação em saúde favorece a integração da metodologia da problematização enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem para ACS, em processo de qualificação profissional, na problemática da Educação em Saúde. Considerações finais: A problematização apresentada e criada no decorrer da aula, favorecida com a elaboração do resumo sobre a definição da educação em saúde para o ACS possibilita outro entendimento, neste ato amplo, que varia desde a visita com o diálogo, até ações educativas com palestras e conhecimentos sobre a prevenção de doenças, modo de pensar em propostas de educação em saúde para o ACS, e sua relação direta com o ambiente de trabalho e as famílias visitadas, e consequentemente, com a sua atuação profissional. Assim, a metodologia da problematização mediada pelo resumo empírico sobre a educação em saúde favorece o ACS na inovação de processos de Educação em Saúde.