Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O AGENTE COMUNITÁRIO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Franciane de Paula Fernandes, Delma Pessanha Neves, Ana Cely de Sousa Coelho, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Maria Rita Bertolozzi, Marcelo Silva de Paula, Sarah Simone Silva de Oliveira, Daliane Ferreira Marinho

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: A educação em saúde é uma ferramenta eficaz na comunicação dos agentes comunitários de saúde com a comunidade, podendo ser compreendida como um meio de mudança que possibilita a consciência crítica de quem a contempla, a respeito de problemas de saúde. O presente trabalho visa descrever uma experiência de aula prática baseada na metodologia da problematização, explicando o que é educação em saúde. Desenvolvimento do Trabalho: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvida por docentes da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Estado do Pará– ETSUS/PA, no município de Aveiro-PA. Resultados e/ou impactos: Proposto a uma turma de 28 discentes do curso de Qualificação para ACSs na Unidade de Educação em Saúde em 2017. Os ACSs foram orientados a percorrer suas lembranças de visitas domiciliares, com intuito de contextualizar atividades através das metodologias ativas, respondendo através de resumo o que é Educação em Saúde para o ACS. Diante, do contexto apresentado surgiram diversos conceitos, dentre os quais tiveram destaque a educação em saúde como um processo sistemático, contínuo e permanente que promove transformação da realidade no âmbito da saúde, mediada pela mudança de consciência, pela integração da comunidade na participação dos problemas e soluções de saúde, capacitação individual e coletiva, além da articulação de conhecimentos, aptidões e práticas pessoais, direcionadas nas visitas, no diálogo e na articulação de conhecimentos com compartilhamento de conhecimento entre profissional de saúde e a comunidade, seja na visita, seja na conversa ou ainda, seja no atendimento as perspectiva do comunitário diante da ação do ACSs, promovendo deste modo, a conexão de informação entre o conhecimento de doenças e sua prevenção com a integração social. A educação em saúde gera uma reflexão conjunta de mudança de consciência e a posteriori transformação social e de entendimento, vital ao bem estar, contextualizando processos de aprendizagem no âmbito da saúde, onde o ACS desenvolve ações educativas através do diálogo, palestras e ações compartilhadas para que a comunidade conheça a prevenção como forma satisfatória de garantia de saúde. Essa forma de abordagem da educação em saúde favorece a integração da metodologia da problematização enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem para ACS, em processo de qualificação profissional, na problemática da Educação em Saúde. Considerações finais: A problematização apresentada e criada no decorrer da aula, favorecida com a elaboração do resumo sobre a definição da educação em saúde para o ACS possibilita outro entendimento, neste ato amplo, que varia desde a visita com o diálogo, até ações educativas com palestras e conhecimentos sobre a prevenção de doenças, modo de pensar em propostas de educação em saúde para o ACS, e sua relação direta com o ambiente de trabalho e as famílias visitadas, e consequentemente, com a sua atuação profissional. Assim, a metodologia da problematização mediada pelo resumo empírico sobre a educação em saúde favorece o ACS na inovação de processos de Educação em Saúde.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Agente Comunitário de Saúde; visitas domiciliares.