Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS COM UTILIZAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO: INSTRUMENTO À PROMOÇÃO DE SAÚDE E PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
PAULO JONATHAN PINHEIRO NERY, CARLA STEFFANE OLIVEIRA E SILVA, Sávio João Silva Cruz, Gabriel Pereira de França, Symi Manuella Reis Mota

Última alteração: 2018-07-03

Resumo


INTRODUÇÃO: A alimentação adequada desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança, devendo ser construída inicialmente desde o seio familiar, porém, muitas vezes os próprios pais não possuem uma boa orientação e acabam repassando seus costumes, prejudiciais na maioria dos casos, para seus filhos. No início da juventude escolar, é um período onde o jovem precisa ter um bom acompanhamento e apoio dos pais, pois, se trata de uma fase onde seu metabolismo está elevado e onde ocorre maior desenvolvimento, sendo assim um período em que há grande necessidade de nutrientes para que a criança se desenvolva de maneira positiva, além da construção de hábitos que levará para toda a vida. A educação alimentar e nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, desempenhando seu crescimento e desenvolvimento humano conforme as políticas públicas em alimentação e nutrição, com isso visa a autonomia dos sujeitos para a realização de escolhas adequadas, porém, mostrou que há uma carência no repasse de informação à população que seria crucial para que ela pudesse ter autonomia suficiente para realizar escolhas adequadas e conscientes de seus alimentos, sabendo-se que o pouco conhecimento está associado ao sobrepeso e/ou obesidade. OBJETIVO: este trabalho visa relatar a experiência de atuação de discentes de nutrição com crianças através de um jogo educativo para repassar através de um ambiente lúdico e interativo o efeito de determinados alimentos e nutrientes à saúde e estimular o consumo de alimentos saudáveis. DESCRIÇÃO DE EXPERIÊNCIA: o estudo foi realizado por discentes do 5º semestre do curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade da Amazônia – UNAMA, localizado em Belém – PA, no período de outubro a novembro de 2017. Foi aplicado em um Centro de Treinamento de Artes Marciais, onde desenvolve-se um projeto de inclusão de crianças em vulnerabilidade social, envolvendo 47 escolares de ambos os sexos, entre com faixa etária de 7 a 12 anos, mediante a prática de jiu-jitsu. A atividade de educação alimentar e nutricional foi realizada através de um jogo elaborado pelos discentes mediante orientação de docente responsável, através de apontamentos e tendo como base o Guia de Alimentação para a População Brasileira (2014), 2ª ed., onde o objetivo do jogo é repassar informações contidas no guia de forma objetiva e clara, tornando possível um maior conhecimento dos alimentos, que fazem parte da sua alimentação, e maior consciência na escolha dos mesmos. O jogo possibilita a participação máxima de 4 jogadores e consiste em um tabuleiro com casas divididas entre amarelas sugerindo alimentos recomendados e vermelhas referindo-se a alimentos menos recomendados, e para ocorrer à movimentação dos pinos que representa os jogadores, basta lançar o dado com valores de 1 à 6 e de acordo com a pontuação obtida no mesmo, o pino era movimentado à casa ordenada, do mesmo modo, era retirada uma carta de cor semelhante à da casa, onde possuem perguntas, dicas e orientações baseadas no guia para gerar uma reflexão sobre a sua própria escolha de alimentação. Foram desenvolvidas cinco atividades educativas: no primeiro encontro tivemos como objetivo o repasse de informações e esclarecimento quantos aos conceitos de alimentos e demonstração de exemplos contidos no guia de forma acessível visando absorção do conteúdo, além dos princípios do guia e ao final respondemos questionamentos entre dúvidas e curiosidades referentes ao assunto que surgiram no decorrer da conversa. Do segundo ao quarto encontro, ocorreu a execução do jogo, que com suas características, possibilitou às crianças visualizarem, relembrarem e fixarem o conteúdo dito no primeiro encontro, assim ocorreu uma associação de forma gradual e acessível, e consequentemente maior busca e interesse do conteúdo explanado com o jogo, possibilitando a participação expressiva das crianças, bem como maior chance na mudança nos hábitos dos participantes. A finalização do projeto ocorreu com a observação dos pais e/ou responsáveis, e juntos deles foram retiradas possíveis dúvidas afim de fomentar o preparo dos alimentos no dia-a-dia. Foram realizados momentos de diálogo em relação às ações anteriores com o objetivo de avaliar a memorização dos conceitos trabalhados. RESULTADOS: O tempo de execução da atividade completa foi de aproximadamente 45 minutos com as crianças divididas e mostrou-se adequado haja vista que a execução possibilitou a formação de vínculo afetivo com as crianças bem como o retorno positivo em relação ao desenvolvimento da atividade educativa em questão. A estratégia utilizada para despertar o interesse corroborou para participação expressiva das crianças e mobilização dos colaboradores do centro em todas as ações. A atividade implementada foi adequada para a faixa de idade e as mensagens nutricionais foram memorizadas, fato constatado ao final de cada ação a partir de questionamentos sobre o que aprenderam naquele momento. Em relação as mensagens nutricionais estabelecidas como metas de aprendizagem desta atividade educativa, ficou evidente que as crianças associaram de forma correta os alimentos trabalhados com o jogo, seu conteúdo nutricional, benefícios e malefícios à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento de atividades de Educação Alimentar e Nutricional com crianças através da utilização de ferramentas lúdicas, bem como o processo de educação em saúde, ambos desenvolvidos nesse trabalho, representa uma possibilidade efetiva para a implementação de conhecimentos pautados na adoção de hábitos alimentares saudáveis com expectativas de manutenção ao longo da vida e proporcionou enquanto atividade pertencente a grade curricular, enriquecimento à vida acadêmica, pessoal e futuramente profissional, por fazer com que o aluno desenvolva habilidades que são pouco exploradas, como ter contato com o público infantil, onde é necessário ocorrer um trabalho prévio para tornar a fala acessível ao máximo, sempre em busca de inovação do conhecimento a ser repassado. Tendo em vista o intenso processo de formação relacionado à alimentação nos primeiros anos de vida, sugere-se que projetos educativos sejam desenvolvidos de forma contínua e, especialmente, com a utilização de recursos didáticos interativos e que estimulem a participação de educadores e alcancem também as familias garantindo um processo contínuo de aprendizagem, haja vista que a introdução e manutenção de hábitos alimentares saudáveis no cotidiano inferem em grande desafio e utilizar-se de ambientes que agreguem ao potencial construtivo do processo de aprendizagem, acaba por promover o amplo alcance e repercussão.