Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Avaliação da percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto às atitudes relacionadas à segurança do paciente
Thuanny Nayara do Nascimento Dantas, Joice Silva do Nascimento, Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azedo Raposo, Maria Eduarda Pereira Menezes, Louise Constancia de Melo Alves, Gabriela de Sousa Martins Melo

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


A segurança do paciente está relacionada à redução dos riscos e agravos associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, voltada para prevenção de danos. Durante a graduação em enfermagem, os acadêmicos entram em contato direto com a assistência e estão susceptíveis a fatores que podem gerar eventos adversos ao paciente. Sendo assim, desde o início da formação, é necessário estabelecer uma cultura de segurança no âmbito acadêmico, qualificando a assistência dos mesmos durante e para a futura prática profissional, implicando em atitudes efetivas para um cuidado seguro. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto às atitudes relacionadas à segurança do paciente. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 193 acadêmicos de enfermagem matriculados do 4º ao 9º período de uma universidade pública do Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu entre Outubro e Novembro de 2017, em salas de aulas da instituição, mediante aplicação de um questionário estruturado, validado, composto por duas partes: 1) questões sociodemográficas (sexo, idade, procedência), 2) 20 questões relacionadas aos aspectos conceituais (7) e atitudinais (13) sobre erro humano e segurança do paciente, sendo os aspectos atitudinais o foco do estudo. Tais variáveis foram medidas mediante escala do tipo Likert com 5 pontos de avaliação. Para análise, as variáveis “Concordo fortemente” e “Concordo” foram unidas, bem com “Discordo” e “Discordo fortemente”. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 36086414.0.0000.5537). A análise dos dados, identificou que 96,4% dos alunos concordam que para implementar medidas de prevenção sempre se deve instituir uma análise sistêmica dos fatos; 84,5% discordam que sistemas para relatar erros fazem pouca diferença na redução de futuros erros; 79,8% concordam que medidas preventivas precisam ser adotadas sempre que alguém for lesado; e 68,4% concordam que os profissionais não devem tolerar trabalhar em locais que não oferecem condições adequadas ao trabalho. Com relação à questão de sempre realizar atividades de estágio em locais que promovem boas práticas, não apresentou consenso quanto à concordância e discordância, visto que 41,5% discordam e 38,3% concordam. Da mesma forma, não houve consonância quanto à identificação de situações que necessitam de melhorias e receber apoio da instituição para implementação de medidas que promovam práticas seguras, onde 38,3% discordam e 25,4% concordam. Com isso, infere-se que a maioria dos alunos demonstram preocupação com as condições do cenário de prática e sobre a segurança do local, pois reconhecem que o ambiente interfere na segurança do paciente e mostram-se conscientes quanto a importância da adoção de estratégias de prevenção e controle de riscos. Ademais, no tocante a notificação de erros, pode-se entender que a falta de conhecimento sobre a importância dos eventos e o medo perante repressão contribui com omissão dos fatos por parte dos profissionais e acadêmicos quanto a ocorrência de um erro. Assim, é importante avaliar a compreensão dos alunos sobre a temática para que se possa trabalhar estratégias, visando evitar erros e garantir uma assistência segura.

Palavras-chave


Educação, Segurança do Paciente, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Prevenção