Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A GERÊNCIA DO CUIDADO NO ÂMBITO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO DO USUÁRIO PARA A EFICIÊNCIA NA ASSISTÊNCIA
Risângela Patrícia de Freitas Pantoja, Cristiane Barbosa da Cruz, Joyce Gama Souza, Bárbara Paiva Lopes, Maria Clara Costa Figueiredo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução: A gerência do cuidado de enfermagem compreende a articulação entre as esferas gerencial e assistencial que compõem o trabalho do enfermeiro nos mais diversos cenários de atuação. Ele visa realizar melhores práticas de cuidado nos serviços de saúde e enfermagem por meio do planejamento das ações de cuidado, da previsão e provisão de recursos necessários para a assistência e da potencialização das interações entre os profissionais da equipe de saúde visando uma atuação mais articulada. O cuidado indireto, apesar de ser uma ação voltada à organização e implementação do cuidado direto, ainda é pouco compreendido entre os enfermeiros como uma dimensão complementar do processo de cuidar. Com base nesse contexto, é preciso repensar o papel do gerente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de instrumentaliza-lo para as mudanças que são necessárias à implementação do modelo de atenção à saúde proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De modo a contribuir com a gerência do cuidado no contexto da UBS, realizou-se este estudo visando destacar a importância da documentação completa e legível dos usuários para a prestação de uma assistência eficaz nos serviços de saúde, bem como: I. Identificar os principais problemas relacionados à falta de documentos e carimbos das unidades da atenção básica. II. Identificar as implicações na prestação de uma assistência adequada aos usuários decorrente da falta de documentos. III. Informar aos usuários quanto à prestação de serviços mediante a documentação completa e correta. IV. Prevenir eventuais problemas relacionados à legibilidade e a falta de documentos. V.           Planejar e confeccionar uma tecnologia educativa do tipo banner com informações pertinentes aos documentos necessários para o atendimento na unidade. Desenvolvimento: Durante as práticas acadêmicas foram identificadas algumas dificuldades constantes e rotineiras dos usuários da unidade que muitas vezes perdem procedimentos e atendimentos em decorrência da falta de informação. Foi realizada uma análise específica sobre a realidade da Unidade Básica de Saúde do Guamá, na qual foi diagnosticado um déficit acerca de informações importantes sobre os documentos necessários para a realização de procedimentos ofertados pela unidade, assim como de encaminhamento dos usuários para os serviços de saúde de média e alta complexidade, quando necessário. O problema foi identificado durante as práticas acadêmicas da atividade curricular de Gestão nos serviços de saúde ocorrido na unidade, observou-se que muitos usuários deixavam de ser atendidos por não apresentar os documentos básicos para o atendimento no SUS, tais como: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência, e ainda, as cópias desses documentos anexadas à guia de encaminhamento, quando há a necessidade de ser referenciados a outros níveis de atenção, para consultas ou exames especializados. Além disso, outros problemas identificados no caso de pacientes referenciados para a UBS foram: a falta do carimbo da unidade nas guias de encaminhamento, provenientes de algumas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a ilegibilidade das cópias dos documentos apresentadas à unidade. A coleta de dados foi realizada no período de maio a agosto de 2017 na UBS do Guamá, inicialmente através de observações ativas e posteriormente por meio da aplicação de questionários direcionados aos usuários da unidade, possibilitando a construção de uma análise através de estudos teóricos, correlacionando-os com a realidade encontrada. Realizou-se uma visita técnica à unidade para a aplicação dos questionários pelo turno da manhã na área de espera da UBS onde, 40 pessoas responderam às perguntas referentes aos procedimentos da unidade que envolve a documentação e a orientação que deve ser prestada pelos profissionais que atuam na unidade. Diante do que foi supracitado uma das soluções proposta pelos acadêmicos para minimizar o problema foi a confecção de um instrumento, levando em consideração a linguagem verbal e não verbal com o objetivo de promover a equidade, visto que, existem usuários de baixa escolaridade matriculados na unidade. Diante disso, implementou-se, por meio de uma tecnologia de educação que permite a interação entre profissionais e usuários através da prestação de informações objetivando conscientizar os indivíduos a uma vida saudável. O banner foi planejado e desenvolvido visando destacar as informações consideradas mais importantes e necessárias relacionadas à documentação no atendimento e para a eficiência do mesmo. Foram destacados os documentos indispensáveis à qualquer atendimento na unidade e para matricula, sendo eles: documento com foto; CPF; Cartão SUS; e comprovante de residência. Antes de realizar a matrícula, algumas especialidades têm suas especificidades, como: Programa saúde do idoso primeiro passar com assistente social para uma avaliação socioeconômica para identificar eventuais riscos. Atendimento por demanda espontânea. Programa de hipertensão e diabetes primeiro passar com a enfermeira para confirmar o diagnóstico. Planejamento familiar primeiro passar com a enfermeira para avaliação. Assistência de pré-natal exame de confirmação de gravidez. Programa de tuberculose e hanseníase primeiro passar com enfermeiro na sala de DT para confirmação do diagnóstico. Saúde da criança carteira de vacinação. Saúde mental primeiro passar com assistente social para avaliação. E, no caso dos encaminhamentos, deverão ser apresentados originais e cópias dos mesmos documentos exigidos na matricula juntamente com a guia de referência devidamente carimbada. Antes da implementação do banner e realização da ação educativa houve uma reunião com o gerente para esclarecer a importância daquele momento na execução do trabalho proposto. Sendo que o mesmo acompanhou o grupo na escolha do local onde o banner ficaria exposto. Resultados: Através dos dados coletado houve um posicionamento referente a situação evidenciando a necessidade de uma intervenção focada nos usuários onde através de ação educativa ofertada por acadêmicos de enfermagem com o auxilio do Banner as dúvidas acerca da documentação puderam ser sanada aos presentes na UBS, observou-se bastante curiosidade dos usuários em relação ao conteúdo do material exposto. Após a exposição do banner na recepção da unidade de saúde ocorreu significativa redução no índice de usuários cujos quais em decorrência da ausência de documentação completa e legível perdiam consultas e procedimentos ofertados pela unidade de saúde. Considerações finais: A falta de informação gera transtornos aos usuários que acabam perdendo seus procedimentos agendados, que são remarcados, provocando assim o enfrentamento de filas e constrangimentos que poderiam ser evitados. Diante desse cenário é necessário e de responsabilidade dos funcionários que trabalham na unidade orientar de forma adequada os usuários, esclarecendo suas dúvidas de acordo com as necessidades. Além disso, percebeu-se a importância do papel da gerência do cuidado no âmbito da atenção básica, porta de entrada ao Sistema Único de Saúde, uma vez que o cuidado não envolve apenas a assistência ao usuário, mas também tudo relacionado ao mesmo inclusive os instrumentos a serem disponibilizados para bem atendê-lo, havendo a necessidade de ofertar a informação adequada no momento propício.


Palavras-chave


Gerencia do cuidado; Gestão; Enfermagem