Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRÁTICA HOSPITALAR E A INTERAÇÃO ENSINO/SERVIÇO
Sulyane Ferreira Silva, Thalita Dias Pessoa, Riany Oliveira Santos, Sheila Silva Lima, Thalia Mendonça Cardoso, Tallynne Oliveira Rocha, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


INTRODUÇÃO

A enfermagem apresenta-se não só como uma assistência sistematizada, mas também como um cuidado baseado em técnicas científicas e edificadas, proporcionando um auxílio completo a comunidade em sua coletividade e individualidade.

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, possui em seu quadro de estrutura curricular a disciplina de Enfermagem Clínica no processo de cuidar da Saúde do adulto e idoso.

A disciplina enquadra uma correlação entre a teoria e a prática que possibilita ao acadêmico o aprendizado e a aplicação de conhecimentos e habilidades para assistência sistematizada de enfermagem ao indivíduo, na promoção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde do adulto e do idoso. Neste sentido, permite a autonomia de planejar, avaliar e executar a assistência de enfermagem a adultos e idosos com as mais diversas patologias clínicas agudas e crônicas, visando o atendimento ambulatorial e hospitalar.

O relato de experiência estar além de uma simples descrição de um acontecimento e ou atividade, possibilitando a leitura, reconhecimento e discussão acerca de práticas vivenciadas, em diferentes contextos e cenários, viabilizando a interação ensino e serviço. Com isso a experiência justifica-se por incentivar e instigar a discussão sobre a temática, e produção de novas pesquisas, possibilitando um leque de informações e subsídios para o aprimoramento de novos trabalhos.

Desta forma, objetivou-se descrever a relação ensino-serviço na prática de enfermagem clínica na percepção do discente.

MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência, o qual busca refletir de forma crítica e construtiva acerca de uma situação vivenciada no âmbito profissional da área da saúde para acréscimo na comunidade científica.

Este relato foi realizado com base nas experiências de um grupo de acadêmicas durante a disciplina de Enfermagem Clínica no Processo de Cuidar na Saúde do Adulto e Idoso, composto por 6 acadêmicas do 6º período de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas que desenvolveram suas atividades teórico-práticas no período de agosto até início de novembro de 2017.

No âmbito da disciplina de Enfermagem Clínica no Processo de Cuidar na Saúde do Adulto e Idoso, a disciplina possui a carga horário total de 150 horas, a qual 90 horas são destinadas as aulas teóricas e 60 horas destinadas a prática no campo hospitalar, com o objetivo principal de desenvolver as competências e habilidades relacionadas ao cuidado do adulto e do idoso, utilizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem nas diferentes condições clínicas.

Logo, as atividades efetuaram-se de duas formas: no primeiro momento, ocorreram as aulas teóricas acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos clientes acometidos de doenças clinicamente variadas com ênfase nos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, controle de infecções relacionadas a Assistência à Saúde (IRAs) em paciente clínico e a segurança do paciente; e o segundo momento, a prática em campo hospitalar, onde foram realizados exames físicos, análise de prontuários correlacionando com a análise de exames de imagens e laboratoriais, realização de curativos com suas devidas coberturas, visualização, auxílio e assistência de procedimentos invasivos (ex. toracocentese), SAE e orientação de planos de alta ou hospitalar sob supervisão da preceptora.

RESULTADOS

Experiência Vivenciada

A carga horária da disciplina destinada a prática hospitalar para o grupo em questão deste relato, vivenciou a prática na Clínica Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge, sob supervisão da Professora Doutora Jacqueline Sachett.

O estágio proporcionado por essa disciplina nessa unidade de saúde possibilitou, principalmente, a aplicação do conteúdo teórico nas diversas situações cotidianas enfrentadas pela equipe de enfermagem, tais como: leitura de exames e análises de raio-x para uma melhor compreensão do quadro clínico do paciente, avaliação e prognóstico, detecção dos diagnósticos de enfermagem, comunicação com outros profissionais visando a integração de conhecimentos, realização do exame físico direcionado para o quadro patológico, aprazamento de medicações e cuidados, realização de técnicas simples como punção, controle de glicemia, aferição de pressão arterial; manejo e curativo de lesões por pressão, e julgamento de decisões a partir das condições do paciente.

Como alunas, obtivemos incentivo para não somente interpretar os exames (como gasometria, por exemplo), mas para correlacionar estes com a clínica, com o histórico, doença atual e pregressa e com os próprios relatos dos pacientes a respeito de si mesmos, desenvolvendo dessa forma um raciocínio clínico, uma visão crítica que compreende a razão dos cuidados prestados e a manifestação dos sinais e sintomas, assim como o grau de complexidade em que se encontra cada indivíduo, ponto esse proposto pela disciplina, visando a construção de uma assistência de enfermagem mais capacitada e não somente tecnicista.

A Clínica Médica ofereceu um leque de oportunidades de aprendizado, uma vez que era dividida por especialidades: Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Gastroenterologia e Endocrinologia; dessa forma foi possível observar inúmeras doenças, tais como: Síndrome de Guillain Barré, Insulinoma, Derrame pleural, Câncer no mediastino, Pneumonia, dentre outras.

A partir dos diagnósticos médicos o grupo era incitado pela preceptora a pesquisar a respeito da fisiopatologia e a respeito dos cuidados de enfermagem ou plano de alta referente a determinado quadro; e cada paciente era visitado por uma dupla que inteirava-se completamente do seu contexto específico; após o levantamento de todos os dados e aspectos necessários era realizado o registro do caso daquele paciente e identificado os diagnósticos assim como as devidas prescrições. Um ponto considerado relevante por esta equipe é o cenário sob a ótica do acompanhante do paciente, uma vez que é possível inferir que todos os acompanhantes apresentavam-se tão necessitados de cuidados quanto os próprios moribundos; o que acabava por encaixar-se também como uma demanda da equipe profissional de enfermagem.

O âmbito hospitalar favoreceu uma melhor percepção das atribuições do enfermeiro e como ele está inserido em praticamente todos os processos realizados em prol do paciente, o que demonstra a indispensabilidade de um aprendizado eficaz para os acadêmicos.

CONCLUSÃO

Diante disso, é evidente que o objetivo da disciplina foi alcançado, uma vez que a teoria e a prática andaram em sincronia, de maneira que o conteúdo apresentado em sala foi amplamente visto, aplicado e discutido durante a prática hospitalar. Outro ponto positivo e de extrema importância é o crescimento do nosso grupo enquanto acadêmicas; o contato com a equipe multidisciplinar do hospital, a discussão dos casos entre alunas e professora, a aplicação do conhecimento durante a realização de procedimentos técnicos, culminaram em um estímulo para buscar mais informações a respeito das patologias e dos cuidados de enfermagem que eram necessários em cada caso.

Dessa forma, fica evidente a importância da disciplina e o quanto ela pode ser enriquecedora quando teoria e prática são integradas, contribuindo no acréscimo cognitivo e revelando os desafios da profissão, uma vez que proporciona uma visão panorâmica do âmbito hospitalar e do profissional de enfermagem nele inserido, tornando assim os acadêmicos mais preparados para a futura atuação profissional.

 


Palavras-chave


enfermagem; estudantes de enfermagem; ensino; aprendizagem