Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
APRESENTAÇÃO: O processo de Enfermagem (PE) pode ser caracterizado como um instrumento tecnológico e metodológico da profissão, deste modo, auxilia o enfermeiro na tomada de decisões, assim como, prediz e avalia o cuidado, satisfazendo a necessidade dos indivíduos de maneira holística e eficaz. O processo de Enfermagem é capaz de organizar de forma sistemática as atribuições da enfermagem, sendo a espasticidade um distúrbio motor caracterizado pelo aumento do tônus muscular, acarretando a diminuição da capacidade funcional de membros afetados, é essencial um instrumento metodológico capaz de suprir os anseios biopsicossociais do paciente portador da mesma. Em uma conjuntura assistencial, a equipe de enfermagem mostra-se imprescindível, pois possui fundamentos técnicos-científicos para praticar etapas do Processo de Enfermagem, perpassando desde a investigação até aos devidos cuidados e medidas de reabilitação. Objetivos: Relatar a vivência de Acadêmicos alicerçada nas etapas do processo de enfermagem durante as atividades de estágio extracurricular em um Ambulatório de Neurologia Métodos: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, do tipo relato de experiência, o qual é realizado no Centro de Saúde e Escola do Marco (CSEM). O ambulatório conta com uma equipe multiprofissional composta por dois médicos neurologistas, uma fisioterapeuta e a equipe de Enfermagem – 6 acadêmicos e uma docente –. A enfermagem atua realizando o acolhimento dos pacientes praticando as etapas preconizadas no processo de Enfermagem, tais como: Investigação, coleta de dados que subsidiam o histórico do paciente; Prescrições de Enfermagem, realização de orientações pertinentes aos pacientes e Avaliação de Enfermagem, efetuada cerca de um mês após o tratamento indicado pelo médico. Além disso, atua de modo a garantir a segurança dos pacientes por meio da organização dos prontuários, gerenciamento de documentações para liberação do agente terapêutico utilizado pelo médico responsável, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Resultados: Por meio da referida experiência, os acadêmicos demonstram autonomia dentro do complexo contexto ambulatorial, praticando sistematicamente as fases do PE e atuando assim, diretamente na constante capacitação profissional dos mesmos ao colocarem em prática os fundamentos teórico-práticos adquiridos na academia, resultando na inserção ao cenário multiprofissional de atenção à saúde; bem como a devolução dos conhecimentos obtidos à população, corroborando com os preceitos do Centro Escola. Ademais, é importante ressaltar a eficácia do tratamento médico aliado as prescrições de enfermagem onde observa-se que cerca de 95% dos pacientes apresentam melhora na motricidade e na qualidade de vida. Conclusão: Portanto, destaca-se a importância e a relevância da atuação da enfermagem aliada a sua ciência, frente ao tratamento de pacientes espasticos, pois a mesma desempenha um papel fundamental nos processos gerenciais, de assistência e humanização. Esse fato oferece subsídios para a capacitação de acadêmicos de enfermagem no âmbito multiprofissional que por si, contribui para uma assistência qualificada ao usuário do serviço.