Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência sobre o corpo do professor de enfermagem no cenário tutorial
Tayná Lívia Nascimento, Weslley dos Passos Verissímo, Ricardo Luiz Ramos, Cleiry Simone Moreira da Silva, Paulos Sérgio da Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução: De saída, é fundamental sublinhar o Centro Universitário Serra dos Órgãos- UNIFESO1 com sua conformação curricular integrada, especificamente os eixos estruturantes da proposta curricular do curso de graduação em Enfermagem, que está alicerçado em quatro núcleos: I) semiologia ampliada do sujeito e da coletividade, II) ética e humanismo, III) construção e produção do conhecimento e por fim IV) política e gestão em saúde. Nessa proposta curricular denota-se uma aproximação estudante-professor em diversos cenários de ensino-aprendizagem. Isso permite potencializar o que denominamos de forma arriscada de ensino baseado em experiências da vida. Isso porque misturado aos conteúdos curriculares o que observamos é um conjunto de experiências profissionais e do cotidiano que se movimentam em um continuum pensar a Enfermagem. Um aspecto que pode ser evidenciado nessa acepção, são trocas e partilhas. Sim, nos cenários de ensino-aprendizagem, sejam eles teóricos ou práticos, o que é observado é o encontro, que pode ser o ponto crucial para permitir que o estudante aprenda ou não enfermagem mediante a indução do corpo do professor que se coloca de forma indiferente, solicita, arrogante, atencioso, educado, sensível e flexível diante das necessidades acadêmicas dos estudantes. Baseado nisso, destacamos o cenário tutorial como sendo capaz de horizontalizar as relações entre professores e estudantes de enfermagem. A partir de uma situação problema, inicia-se uma discussão que vai do empirismo ao cientificismo em cima de um caso para a produção de corpos de estudantes críticos e reflexivos diante das necessidades vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse cenário o ensino e a aprendizagem destacam o uso de um contexto clínico-social para promover o desenvolvimento de habilidades nos estudantes em trabalhar coletivamente e estimular o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada envolvido. Objetivo: Relatar experiências sobre o corpo do professor no interior do processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial. Sistematização das experiências: As nossas ousadias no plano metodológico para realização deste ensaio foi o relato de experiência realizado a partir da observação de estudantes de enfermagem sobre o corpo do professor no cenário tutorial. O relato de experiência2 consiste no conjunto da descrição dos resultados obtidos, de modo a constituir uma compilação completa e coerente de tudo o que diga respeito ao processo de trabalho desenvolvidos por professores universitários de um curso de graduação em enfermagem situado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Para sistematização e organização do relato de experiência, dividimos a discussão um pilar de vivências intitulado: O corpo do professor de enfermagem no cenário tutorial. Resultados: A organização das experiências, em um único pilar vivenciado, que versam sobre os professores de enfermagem quando cotidianamente vivenciam os desafios da modernidade quando ensinam os estudantes ou refletem com eles sobre as variadas questões relacionadas ao ofício de cuidar se dobra na palavra de ordem, corpo. Nessa forma de pensar, os professores utilizam a linguagem corporal em no cenário tutorial para apresentar aos estudantes aspectos inerentes ao cuidado de enfermagem. Reconhecemos que os relevos práticos são diversos e por vezes incididos por diferentes concepções teóricas ou filosóficas para enxergar o corpo. As ações de ensinar do professor fluem no interior de uma gestualidade que se expressa de forma corporal e afeta o íntimo do corpo dos estudantes que aprendem o ofício de cuidar no domínio da enfermagem. Para isso, tomamos o espaço onde as pessoas se movimentam para ensinar e aprender enfermagem a partir da compreensão que é na tutoria que a formação acontece. Nesse cenário, a prática pedagógica se objetiva mediante ações e atos de ensinar que se operam por meio dos corpos e neles se expressam3. Nossas experiências na condição de estudantes de enfermagem permitem afirmar que o corpo pode influenciar o processo de aprendizagem de maneira agradável e desagradável à profissão. Fala-se de um corpo estético, corpo expressivo, corpo conteúdo, corpo institucional, que ensina, mas que também aprende. Corpo este, que deve ser entendido numa perspectiva não só de um corpo biológico, mas sim de um corpo que reflete uma marca histórica, perpassando sentimentos, desejos, anseios, emoções que podem ser extensões da vida que se projetam para o interior do cenário tutorial para formar enfermeiros. Corpo que pode ser experienciado na perspectiva de poder quando o professor mantém autoridade direta sobre o estudante seja por elementos avaliativos ou por imposição autoritária e arrogante durante seu gestual e conteúdo quando ensina o oficio de cuidar. Para isso buscamos uma ancoragem direta em Foucault4 para reconhecer que o corpo na dimensão do poder perpassa pelo controle das ideias; a análise das representações como princípio de uma política eficaz. Nessa perspectiva foucaultiana, podemos refletir sobre a formação dos estudantes de enfermagem intimamente ligada com o corpo do professor. O professor, mediador das discussões, é o facilitador de conhecimentos, gerando no estudante uma inquietação para desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas sobre o ser enfermeiro. Baseado nisso, o corpo pode ser observado como receptáculo do poder sobre o qual se exercem relações e redes de influência, sujeitando-o a uma matriz disciplinadora e soberania sobre os estudantes; sendo os elementos avaliativos um dos pontos chaves no processo de formação de enfermeiros. Assim, esse pensamento é tão próximo de nossas experiências acadêmico-profissionais que quando analisamos as cenas cotidianas de cuidar o que podemos inferir são condutas clínicas de cuidar realizadas por enfermeiros de forma unidirecional pautadas em análises estritamente biológicas do corpo cuidado ou mesmo implementação vertical de estratégias guiadas por manuais ministeriais que muitas vezes não leva em consideração os elementos subjetivos dos clientes. Considerações finais: Fazemos aqui uma pausa em nossas relatos com um tom reflexivo para certificação de que o homem está corporalmente inserido no mundo e é afetado pelas tramas de poder nas relações com o outro. Os seus valores, hábitos, crenças, culturas, local em que vive e trajetória profissional são dimensões do corpo do professor que representa em maior ou menor intensidade seu poder. Um segundo encaminhamento diz respeito que o corpo do professor no cenário tutorial induz posturas profissionais a partir da sua forma de vestir, gesticular e falar sobre a profissão. Para não finalizar: esperamos que este relato de experiência contribua para ampliação na forma de pensar a formação de enfermeiros nas multivariadas instituições de ensino superior. Pensamos ainda que um aspecto significativo seja a possibilidade de estudar à formação dos profissionais da área da saúde a partir do objeto corpo do professor, sobretudo no interior de currículos orientados por metodologias ativas de ensino, como foi o caso deste relato de experiência.

Referências:

1-      UNIFESO. Plano Pedagógico do Curso de Enfermagem. Teresópolis: Fundação Educacional Serra dos Órgãos, 2016.

2-      Jones, A, Reed R. Weyers J. Pratical Skills in Biology. New York: Longman Scientific e Technical, 1998.

3-      Silva PS, Figueiredo NMA. The teacher’s body elements that influence the teaching-learning process of university nursing students. Invest Educ Enferm. [revista en Internet]. 2017 [citado 2017 Dic 18];35(3):268-275. Disponible en: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/329200/20785719

4-      Foucault, M. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Graal, 2010.


Palavras-chave


educação em enfermagem; docentes de enfermagem; estudantes de enfermagem.