Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
IMAGENS DE DENTRO: Da intimidade do processo terapêutico em Arteterapia, ao acaso da experiência estética de uma exposição plástica de trabalhos produzidos em atendimento.
Patrícia Casqueiro Gois, Rogerio da Silva Ferreira

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Este trabalho apresenta um método de atendimento de grupo em Arteterapia, de processo terapêutico contínuo, que ocorre no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III Antônio Carlos Mussum - RJ; e que por força de expressão dos processos pessoais, culminou numa exposição plástica – nada intencionada previamente -, desdobrando-se na experiência que usuárias e usuários estão vivendo, de dialogar mais intimamente com a linguagem e o formato de trabalho artístico semelhante aos que são desenvolvidos em museus e galerias de arte. Objetivamos, assim, enfatizar o potencial de saúde produzida pelas práticas de acompanhamento psicológico no âmbito psicossocial, que rompem com modelos ortodoxos e/ou mais restritivos de cuidado, com estruturas hospitalocêntricas, e que seguem na direção da humanização e ressignificação cultural do cuidado, especialmente na Saúde Mental, em constante árdua luta pela afirmação de uma Reforma Psiquiátrica contundente e atuante.

O método de atendimento, nomeado Ateliê de Composições em Colagem, é realizado nas linhas teórico-práticas da Arteterapia (práxis fundamentada na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, e nas metodologias de práticas artísticas tais como de teatro, dança, poesia, pintura, desenho, modelagem, composições em colagem e música), que enfatiza prioritariamente seu propósito desencadeador de processos psicológicos, a partir do campo simbólico das imagens expressadas por cada indivíduo, instrumentado de meios criativos adequados à produção plástica dos conteúdos.

Este atendimento integra Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) de usuárias e usuários que recebem estes atendimentos com duração média de 2h/2h30, uma vez por semana. O grupo é fechado, restrito ao atendimento regular de oito pessoas, para que uma ligação íntima proporcione um ambiente emocionalmente seguro, acolhedor e afetivo, catalisador dos processos individuais no exercício coletivo. Conforme os ciclos individuais de tratamento, periodicamente, a restrição a oito pessoas se recicla. Deste modo, a despeito dessa limitação por sessão, contabilizamos que em cerca de dez meses, o Ateliê de Composições em Colagem integrou ativamente quase trinta PTS, observando efeitos clínicos relevantes em todos os casos nos quais a adesão à proposta de tratamento foi sustentada satisfatoriamente.

Observando o desenvolvimento terapêutico das pessoas atendidas, propusemos ao grupo que levássemos algumas produções à esfera pública numa exposição. Ideia recebida com entusiasmo. Assim, realizamos uma experiência estética artística elaborando texto de curadoria, pensando iluminação minimamente adequada à valorização das produções, no diálogo dos trabalhos com a estrutura espacial do CAPS e transformando dois amplos corredores da unidade em modestas galerias de arte incorporadas num serviço de saúde.

Em 12 de dezembro de 2017, foi lançada a exposição “Imagens de Dentro - Tornar visível o invisível é tornar dizível o indizível”. Usuárias e usuários têm se experimentado da esfera íntima, privada, do processo terapêutico, à esfera pública e cultural recolhendo outros efeitos sobre si. Para além da clínica, a ambiência da unidade de saúde – outrora parte de um violento complexo manicomial -, foi radicalmente transformada, expandindo o processo de humanização das dependências do serviço.


Palavras-chave


Arteterapia; Ateliê de Arteterapia; Exposição de trabalhos de atendimento; Saúde Mental; CAPS AD