Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA ESCOLHA PROFISSIONAL
Karoline Costa de Souza, Rizioleia Marina Pinheiro Pina

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: A monitoria acadêmica é uma oportunidade de estimular as habilidades didáticas e de comunicação do monitor, promovendo o desenvolvimento da autonomia e levando à escolha da docência como carreira profissional. Outra característica é a interação do discente com o docente orientador e com os discentes matriculados na disciplina. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que possui a finalidade de discorrer sobre as vivências durante as atividades de monitoria realizadas durante a disciplina Processos Educacionais Aplicados à Saúde, presente na matriz curricular do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Programa de Monitoria oferece vagas para discentes bolsistas e não bolsistas, com a finalidade de oportunizar a experiência de monitoria a um grupo maior de discentes. A seleção exige dos discentes candidatos, critérios relacionados ao rendimento escolar, a saber: coeficiente de rendimento nas disciplinas cursadas acima de cinco pontos e coeficiente acima de sete na disciplina em que o discente pleiteia a vaga para a monitoria, além de disponibilidade de 12 horas dedicadas à monitoria. Os discentes selecionados como monitores devem cumprir a carga horaria exigida, realizar atividades planejadas junto ao docente orientador, entregar mensalmente relatórios com informações relacionadas às atividades desenvolvidas ao longo do mês, assim como organização de materiais de estudo sobre os conteúdos que serão abordados em sala de aula, reuniões com o docente orientador e auxílio individual referente às atividades da disciplina para os discentes. A monitoria agrega benefícios à Instituição, ao discente monitor e discente matriculado na disciplina, pois o monitor é um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. RESULTADOS E IMPACTOS: Quanto aos benefícios adquiridos durante a monitoria, está o desenvolvimento do senso de responsabilidade por parte do discente monitor, a oportunidade de se colocar como facilitador no processo de formação de seus pares, o despertar para a busca de conhecimento, uma vez que este se torna referencia em facilitar a compreensão dos discentes, tornando-se essencial a busca constante por temas que se relacionem com a disciplina. A experiência de monitoria oportuniza ao discente o despertar para uma carreira docente, além de ser fundamental para a escolha profissional do monitor, uma vez que na maioria das vezes ocorre identificação com a docência ainda durante a graduação. Os benefícios vão para além da questão curricular, ao oferecer apoio aos discentes através do esclarecimento de dúvidas, nesse sentido o monitor participa transformando e sendo transformado pelo processo de ensinar. Na disciplina processos educacionais, foi possível realizar incentivo individual com cada discente interessado em ingressar na carreira da pesquisa científica, o que se confirmou com a ampla participação de discentes interessados em participar de eventos científicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por conseguinte, a monitoria é uma oportunidade de estimular a criação da autonomia nos momentos de escolhas, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação. Quando vivenciada em sua plenitude, se torna em fonte de realização pessoal através da escolha profissional. Portanto, a experiência de monitoria é uma escolha que traz benefícios a curto, médio e longo prazo.


Palavras-chave


monitoria; graduação; ensino.