Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Segurança do paciente: conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão
Thuanny Nayara do Nascimento Dantas, Maria Eduarda Pereira Menezes, Joice Silva do Nascimento, Shirlane Priscilla Barbosa de Melo Azedo Raposo, Louise Constancia de Melo Alves, Gabriela de Sousa Martins Melo

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


A lesão por pressão (LPP) é definida como dano à pele e/ou tecidos moles subjacentes que ocorre como resultado da pressão intensa não aliviada, acometendo principalmente as áreas de proeminência óssea, em combinação com o cisalhamento ou fricção com a superfície do leito que podem resultar em morte tecidual.  Pode apresentar-se na forma de úlcera aberta, pele íntegra, dolorosa ou não. Sabendo disso, é válido destacar que a enfermagem desempenha um papel importante quanto à prevenção de LPP, tendo em vista que os membros da equipe de enfermagem são responsáveis pela assistência direta e contínua ao paciente em todos os níveis de atenção, inclusive, os acadêmicos de enfermagem, uma vez que eles são corresponsáveis pela implementação de medidas profiláticas e de tratamento das LPP durante o período de prática assistencial na graduação. Entretanto, tanto os alunos quanto a equipe de enfermagem devem oferecer uma assistência de boa qualidade e não há como oferecê-la se esta não for feita com segurança. A segurança do paciente está relacionada à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Esses danos desnecessários são conhecidos como eventos adversos. Desse modo, entende-se que os eventos adversos são danos não intencionais decorrentes da assistência prestada ao paciente os quais não estão relacionados à evolução natural da doença de base. Logo, vale salientar que as LPP são exemplos de eventos adversos encontrados em serviços e instituições de atenção à saúde, bem como no ambiente domiciliar - nos pacientes acamados -, sendo eventos que vão desde a atenção básica à alta complexidade. Assim, destaca-se a importância de trabalhar o conhecimento por parte dos futuros enfermeiros e a necessidade da prática baseada em evidências, sendo necessários conhecimentos teóricos para garantir uma assistência adequada, com qualidade e segura em sua futura atuação profissional. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi verificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a prevenção de lesões por pressão. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, a partir de uma amostra composta por 191 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do Rio Grande do Norte matriculados do 4º ao 9º período do curso. A coleta de dados ocorreu entre os meses de Outubro e Novembro de 2017, em salas de aulas da instituição, por meio da aplicação de um questionário estruturado validado, a partir do teste de conhecimento de Pieper. Dos 41 itens presentes no teste, 6 abordam a classificação/estadiamento da lesão, 2 referem-se a características da ferida e 33 às medidas de prevenção, sendo a prevenção o foco do estudo. Para análise, considera-se desempenho satisfatório um percentual de acertos igual ou superior a 90%. O estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 36086414.0.0000.5537). A partir da análise dos dados coletados, observou-se que a média aritmética de acertos das 33 questões referente à prevenção da lesão por pressão foi de 24,84 (75,27% das questões) com um mínimo e máximo de 15 e 31 acertos, respectivamente. Identificou-se um desvio padrão de 2,3 haja vista que a pesquisa foi realizada desde iniciantes a concluintes do curso. Além disso, identificou-se que em 19 itens os estudantes obtiveram porcentagem de acertos maior que 90%, em três itens entre 70 e 89,9% de acertos, entre outros três itens 50 e 69,9% de acertos e em oito itens abaixo de 50%. Os aspectos com menor acerto foram referentes ao uso de rodas d`água ou almofadas tipo argola auxiliam na prevenção de úlcera por pressão (13%);  uso de protetores como luvas d`água para alívio da pressão nos calcâneos (17,7%), quanto ao período de tempo para reposicionamento quando sentado (24,5%), uso de substâncias que não protegem contra os efeitos da fricção (30,2%), se a presença de bolha no calcâneo não deve ser motivo de preocupação (32,3%), quanto aos fatores de risco para o desenvolvimento de LPP (40,6%), quanto ao posicionamento do paciente e à elevação da cabeceira do leito (43,2%) e em relação ao uso de massagem nas proeminências ósseas se estiverem hiperemiadas (43,8%). Em contrapartida, as questões que obteve o maior número de acerto, quase unanimidade, considerando que houve um aluno que não respondeu à pergunta, foi a de que os pacientes e familiares devem ser orientados quanto às causas e fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão (99,5%). Outras duas foram que todo paciente admitido na Unidade de terapia Intensiva deve ser submetido a avaliação do risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão com 98,4% e a de que todo indivíduo, na admissão hospitalar, deve ser avaliado quanto ao risco para desenvolver úlcera por pressão com 97,4% de acertos. Os resultados do teste mostrou uma média de acertos correspondente a 75,27%, indicando que o desempenho dos estudantes de enfermagem foi insatisfatório. Apenas 2,6% do total de alunos obtiveram desempenho satisfatório. Para o conhecimento ser considerado satisfatório, esperava-se que os participantes tivessem média de acerto igual a 90% ou mais dos itens no teste. O resultado aquém do esperado identifica que os alunos apresentam déficits de conhecimento na temática abordada. Dessa forma, fica evidente que a questão da LPP é um assunto que deve ser mais abordado, discutido e cobrado dos alunos. Além disso, os resultados indicam que há uma necessidade de investigação e análise quanto a fatores causadores do rendimento inadequado frente ao processo de ensino-aprendizagem da instituição ou, pelo menos, direcionar reflexões, tendo em vista a importância da formação de qualidade do futuro profissional e seus impactos na população porvir assistida. O cuidado prestado ao cliente é complexo, por isso os profissionais precisam dispor de conhecimento técnico-científico, possuir competências e habilidades específicas. À vista disso, o compromisso das instituições de ensino e de cursos de formação devem incluir o preparo de profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cuidado seguro. Logo, é essencial a implantação de estratégias para a melhoria da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, melhoria da qualidade e da segurança da assistência ofertados por eles no campo de prática. Concluindo, pode-se afirmar que a pesquisa, conseguiu verificar o conhecimento dos acadêmicos do curso de enfermagem sobre a prevenção de LPP, foco da pesquisa, e , de forma mais ampla, avaliar a qualidade do ensino da instituição. Esse tipo de pesquisa também pode ser utilizada em planejamento da melhoria do ensino-aprendizagem do curso analisado, além de possibilitar a realização de vários cortes para análise, estudo e intervenção no tocante à segurança do paciente relacionada a prevenção de LPP.

Palavras-chave


Enfermagem, Lesão por pressão, Segurança do paciente, Prevenção e Controle