Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
A Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) é um instrumento, criado pelo Ministério da Saúde, para apoiar, facilitar as ações educativas e monitorar o desenvolvimento e a saúde dos adolescentes. Sua implementação foi preconizada inicialmente em municípios inseridos no Programa Saúde na Escola (PSE). Com a finalidade de contribuir na formação de monitores do PSE, a oficina sobre a CSA foi planejada buscando promover um momento de reflexão sobre o uso da CSA pelos adolescentes e qual o papel e o compromisso dos monitores do PSE para favorecer o uso desse instrumento pelos estudantes. A atividade propôs apresentar o instrumento (objetivos, conteúdo e uso preconizado por adolescentes e por profissionais nos serviços de saúde), estimular uma reflexão sobre a sua importância e sobre as potenciais contribuições da CSA no monitoramento e acompanhamento da saúde ao longo da adolescência. A oficina também buscou, a partir da experiência dos monitores do PSE quanto ao uso da CSA, estimulá-los a fazer avaliação das potencialidades e dificuldades no emprego de tal instrumento. Participaram 118 dos 180 monitores do PSE de Belo Horizonte. As atividades da oficina foram planejadas com o intuito de estabelecer ambiente acolhedor de aprendizagem, com utilização de metodologias ativas oportunizando a participação, reflexão e diálogo sobre os principais tópicos. Os resultados foram apresentados por meio da análise de conteúdo das informações produzidas nas atividades. As respostas e discussões geradas pela oficina possibilitaram a construção de quatro unidades de sentido juntamente a categorias, frases e falas de apoio mais significativas. A iniciativa cumpriu seus objetivos, possibilitando um ambiente de discussão, troca de experiências e aprendizagem, levantando questões importantes e polêmicas que devem ser respondidas por meio de um trabalho conjunto entre a saúde e a educação. A capacitação dos profissionais, a orientação dos familiares, as parcerias, a integração dos profissionais e a própria distribuição das CSA aparecem como problemas que devem ser superados.