Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O desafio da educação em saúde com enfoque na alimentação: um relato de experiência
Lorena Praia de Souza Bezerra, Mateus Almeida Farias dos Santos, Camila Santana de Carvalho, Mayra Aparecida Santos Araújo, Lara Kamylla Queiroz Silva, Jéssica Ohana de Alencar Ferraz

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO

A alimentação nutricionalmente adequada pode atuar tanto na prevenção como no tratamento de doenças. Nesse sentido, torna-se cada vez mais evidente a importância da avaliação dos hábitos alimentares da população. Além disso, a obesidade, excesso de peso e a pressão social pela busca de um padrão estético têm sido estímulos para a busca de conhecimento sobre os alimentos, dieta saudável e reeducação alimentar. Porém, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que quase metade da população está acima do peso.

Nesse contexto, podemos pensar em como campanhas de promoção da saúde são importantes, já que o aumento desse número populacional acarreta em sérios problemas para o sistema de saúde brasileiro. Segundo Mendes (1996), promoção de saúde se constitui em um elemento chave para que haja a reorientação de políticas e serviços de saúde. É um processo de capacitação de indivíduos em sua comunidade, e é um processo ativo que requer planejamento e dedicação, dessa forma, não pode ser prescrito ou ordenado.

Em outras palavras, indivíduo precisa decidir por si mesmo se processará as alterações que irão ajudá-lo a melhorar seu próprio estado de saúde e atingir nível mais elevado de bem-estar. Ele é o autor principal dessa história, pois é ele quem decide como será seu futuro a partir da escolha de acolher ou não o que lhe foi passado. Desta forma torna-se necessário empregar métodos de reeducação alimentar que intervenham nos hábitos do cotidiano das comunidades, sempre respeitando seus valores, crenças e significados culturais da alimentação.

A reeducação alimentar pretende facilitar a adoção de hábitos alimentares ou qualquer comportamento relacionado à alimentação promovendo a saúde. Ela substitui as dietas e suas pressões e repressões e vem como forma de estímulo que visa mudar a forma de alimentação de uma comunidade para que esta aprenda a comer de forma saudável.

Dessa forma, o evento intitulado “Comer é necessário, se reeducar é preciso!” realizado pelo o comitê local da IFMSA Brazil da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) teve como objetivos: orientar a estudantes de medicina quanto à abordagem da temática da alimentação em processos de educação em saúde e, levar à população em geral conhecimentos sobre reeducação alimentar.

DESENVOLVIMENTO

O evento consistiu em uma sequência de palestras, contando com a presença de três palestrantes convidados, sendo distribuídos em três momentos distintos, que incluíram duas palestras com especialistas na temática e um relato de uma paciente. Primeiramente ocorreu uma palestra ministrada por um gastroenterologista com formação adicional em nutrologia abordando a importância da alimentação saudável e os impactos positivos de tais práticas na saúde. No segundo momento, foi a vez do relato de experiência, que apresentou um caso bem sucedido de reeducação alimentar. E por último, foi ministrada uma palestra dentro da área da nutrição, na qual foram focados os desafios da manutenção de uma alimentação equilibrada diante de uma rotina agitada e estressante, e a importância de alguns alimentos para melhoria da qualidade alimentar.

O evento foi realizado no dia 08/06/2017, no Centro de Ciências da Saúde da UESPI (CCS/ UESPI), das 18:30 às 20:30, e obteve um público total de 21 pessoas, envolvendo acadêmicos de medicina da UESPI do primeiro ao quinto bloco, além de seus

familiares. O público se mostrou bastante interessado nas palestras, participando ativamente com perguntas e promovendo discussões.

RESULTADOS

Na primeira palestra, o gastroenterologista pontuou sobre fatores que interferem na saúde do ser humano, ressaltando que a alimentação é disparadamente o mais importante, além disso, argumentou que o ser humano foi "programado" para se alimentar de frutas e que no decorrer de sua história houveram "desvios alimentares" como: ingerir carnes, leites e derivados, queimar alimentos e adicionar sal e açúcar aos mesmos, dessa forma, sua palestra teve alto poder persuasivo, despertando, desde o começo do evento, a atenção do público e estimulando a sua participação com perguntas. Após sua palestra, sucedeu-se o relato de experiência de uma advogada que teve sua saúde revitalizada apenas por alimentação e exercício físico, perdendo 39,6 Kg em, aproximadamente, um ano e meio. A advogada explica que não fez uma dieta rígida, ao contrário do que muitos pensam, mas sim uma reeducação alimentar orientada por nutricionista, não deixando de comer o que gosta, porém com as devidas moderações. Ela relata ainda, que a evolução trouxe melhoras em todas as dimensões de sua saúde. Em seguida, houve a palestra de uma nutricionista esportiva que abordou medidas práticas para se ter uma alimentação saudável, frente à árdua rotina de estudos e trabalhos, que tornam o tempo cada vez mais escasso, problema que é referido, por muitas pessoas, como desculpa para o descuido com a alimentação saudável.

A avaliação de impacto foi realizada qualitativamente a partir da observação do interesse dos participantes em participar com perguntas e do feed back espontâneo dado por eles à organização do evento, e percebeu-se que participaram ativamente com perguntas que enriqueceram os debates, ademais, houve comentários positivos vindos dos participantes a respeito de sua satisfação com o evento e da repercussão em sua qualidade de vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir que, em muitos casos, a população tem uma breve noção de que a boa alimentação é importante para a promoção da saúde, todavia, esse saber popular geralmente é superficial, e não é considerado extremamente relevante para que as pessoas se sintam motivadas a buscar alternativas de uma boa alimentação frente à sua árdua rotina. Diante desse desafio, a educação em saúde com enfoque na alimentação, realizada em consultas de profissionais de saúde, em campanhas, em palestras e em outros eventos e dinâmicas educacionais são de extrema importância para informar a população sobre a relevância do assunto, despertando seu interesse e persuadindo-a a melhorar sua alimentação.

Nesse sentido, a sequência de abordagens nas palestras realizadas pode ser destacada como um ponto positivo do evento, e pode ser utilizada como estratégia educacional na temática, uma vez que, em primeiro lugar, é essencial o profissional se mostrar persuasivo, como o gastroenterologista mostrou-se ao basear seus argumentos em informações pouco difundidas e impactantes como o fato de que a alimentação inadequada vai de contra ao que o ser humano foi "programado", fato que despertou a atenção dos ouvintes. Em segundo lugar é importante que o profissional de saúde adote uma boa alimentação em seu dia-a-dia, visto que, como foi observado na segunda palestra, a presença de um exemplo real contribui positivamente para a motivação e entusiasmo dos ouvintes. Para finalizar o processo de educação, é essencial o profissional de saúde proporcionar à população orientações práticas para ajudá-los a transformar sua motivação em resultados, assim como foi finalizado o evento, com a palestra da nutricionista esportiva.

O desafio da educação em saúde com enfoque na alimentação: um relato de experiência

Palavras-chave


educação em saúde; alimentação;