Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DIFERENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL ATRAVÉS DO PROJETO LEISHNÃO
Karina Sayuri Sugano Chiu, Helena Pereira Vargas, Lethicia Farias Marcino, Juliana Arena Gualhardo, Luciana Virgínia de Paula e Silva Santana

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução: A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose adaptada da zona rural para a área urbana, de importante impacto na saúde pública do Brasil; apresenta como fatores de risco o acúmulo de matérias orgânicas em áreas públicas e residências, bem como a alta densidade de cães. Apenas no município de Campo Grande, no ano de 2016, foram notificados 41 casos confirmados e 2 óbitos por leishmaniose visceral. Dessa forma, a utilização de atividades educativas aplicadas a população é uma maneira de elucidá-los a respeito da doença. Objetivo: descrever a realização de educação em saúde elaborada em escolares, professores e pais, pelo projeto LeishNão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na tentativa de sensibilizá-los a respeito das práticas de combate ao flebotomíneo e orientá-los a respeito da leishmaniose visceral humana e canina. Metodologia: Relato de experiência de uma ação, cumprida no dia 18 de novembro de 2017 em uma escola municipal de Campo Grande - MS, com alunos, professores e pais, durante feira de ciências. A ação presente foi dividida em duas etapas: primeiramente com esclarecimentos sobre as formas de transmissão, prevenção e aspectos clínicos da LV, e no segundo momento a amostra dos mosquitos Aedes aegypti e do flebotomíneo da LV em um dos microscópios, com objetivo de compará-los em relação a diferença de tamanho, e observação de lâmina em outro microscópio contendo a forma amastigota. Resultados: a presença de cães no domicílio, referida pela maioria do público atendido, confirmou o contato com o principal reservatório da LV, justificando o conhecimento empírico dos escolares em relação aos sinais e sintomas e medidas preventivas. Além  disso,  dentre os pais e professores foi relatado grande números de casos de familiares que já haviam sido infectados pela LV, justificando também o conhecimento deles a respeito do que se tratava a doença. Porém, foi identificado um conhecimento limitado acerca das formas de transmissão da leishmaniose, devido a correlação com outras doenças e vetores endêmicos na região, interferindo assim nas medidas ineficazes de prevenção da LV adotadas pela população. Considerações finais: o ambiente escolar é propício para se trabalhar conhecimentos e mudanças de comportamento, onde escolares assumem o papel de agentes multiplicadores. Além disso, a utilização de diferentes recursos pedagógicos nas atividades de educação em saúde proporcionou um processo dinâmico de aprendizagem.


Palavras-chave


Leishmaniose Visceral; Cães; Educação em Saúde.