Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias de ensino utilizadas na formação acadêmica do enfermeiro: revisão integrativa da literatura
Layana de Souza Rebolças, Maria do Livramento Prata, Ilse Sodré da Motta, Arinete Véras Fontes Esteves, Nair Chase da Silva

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


Apresentação: O complexo cenário na formação do enfermeiro assim como em outras profissões, é um grande desafio para o docente, discente e instituição de ensino. Tanto a lei de diretrizes brasileiras quanto as diretrizes curriculares nacionais, sugerem mudanças paradigmáticas no processo de formação do enfermeiro, de modo que as universidades possam adotar estratégias pedagógicas que aproximem a teoria da prática, problematizando situações do cotidiano, proporcionando ao egresso estímulo para reflexão, raciocínio crítico e tomada de decisão diante da situação problema. A formação do enfermeiro deve evoluir à medida em que a sociedade evolui, acompanhando as mudanças nas políticas públicas de saúde, deve ser capacitado para atuar em consonância com os modelos assistenciais preconizadas pelos serviços de saúde visando o atendimento integral à população, desenvolvendo suas potencialidades, exercitando sua habilidade e recriando competências na intenção de alcançar autonomia e condutas adequadas.

Desenvolvimento: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, com objetivo de investigar nas evidências científicas publicadas no período de 2012 a 2017 quais as metodologia de ensino utilizadas na formação acadêmica do enfermeiro. Esse método tem o propósito de reunir e sintetizar o conhecimento produzido por meio da análise dos resultados evidenciados, a partir de dados primários. O estudo foi norteado a partir do seguinte questionamento: quais metodologias de ensino estão sendo utilizadas na formação acadêmica do enfermeiro? A busca dos dados foram realizadas em outubro de 2017, nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE utilizando artigos de fontes primárias, disponíveis online na integra, nos idiomas português e inglês. A busca se deu a partir do uso dos seguintes descritores: educação em enfermagem, ensino superior, enfermeiro, aprendizagem; além de education, nursing, nurses e learming. Foram necessárias à aplicação das palavras chaves: métodos de ensino e teaching methodos, para combinação destes descritores nas bases de dados, utilizou-se os operadores booleanos AND e OR.

Resultados: A partir dos filtros realizados obtivemos uma amostra de 12 artigos, destes, cinco (41,7%) foram publicados em inglês e sete (58,3%) em português; quanto ao ano de publicação, a distribuição dos artigos foram: dois (16,7%) em 2012, cinco (41,7%) publicados em 2014, um (8,3%) em 2015, três (25%) em 2016 e um (8,3%) em 2017; no delineamento metodológico, houve variações entre os estudos descritivos, descritivos-exploratórios, exploratórios, experimentais e fenomenológico, com abordagens qualitativas e quantitativas. A partir da análise dos artigos, obteve-se duas categorias: metodologias de ensino tradicional e metodologias de ensino ativo. Os artigos de um a quatro foram agrupados na categoria metodologias de ensino tradicional, enquanto que os artigos de cinco a doze compuseram a categoria das metodologias de ensino ativo. As metodologias tradicionais disponíveis nos artigos, são os pautados na soberania do professor. Naquele que detém o saber e o transmite a seus alunos. O aluno é passivo no processo, se tornando expectador, o receptor das mensagens transmitidas por meio de aulas expositivas por meio de projeção com uso do de Datashow ou com o uso do quadro branco. Identificou-se as dificuldades encontradas em romper os paradigmas, algumas por questões de cunho pessoal como, daqueles professores que atuam nas áreas especificas dos cursos de graduação em enfermagem e acreditam que estão formando enfermeiros para atuar na assistência com o desenvolvimento do domínio motor, detendo apenas habilidades técnicas. Outras dificuldades elencadas estão relacionadas com a falta de participação das Instituições de Ensino Superior, seja por falta de insumos matérias ou por falta de investimento em capacitação pedagógica dos docentes para o uso das metodologias ativas. Quanto aos artigos que utilizaram as metodologias de ensino ativo, foi possível evidenciar a importância do uso uma vez que permite ao aluno uma formação crítica, reflexiva, com grande potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades para a pratica profissional. Por meio da metodologia ativa o aluno tem participação efetiva na sua formação se comprometendo com seu aprendizado. Essa concepção de educação pedagógica propõe a elaboração de situação que promovam a aproximação crítica do aluno a uma realidade, de modo que o produto dos problemas quais forem, tenham condutas rápidas, eficazes sem danos a vida do paciente. A simulação realística a exemplo de metodologia ativa evidenciada de dois estudos, mostraram-se eficazes para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades do estudante, entretanto, isoladamente não é suficiente uma vez que os participantes do estudo ao passar dos três meses tiveram perdas significativos dos conhecimentos obtidos. A simulação realística é uma estratégia importante na formação do enfermeiro, as simulações acontecem em ambientes reais, com materiais artificiais, representando um acontecimento real, despertando no aluno momento de reflexão para tomada de decisão. Na metodologia de ensino ativa, o professor dispõe de várias ferramentas passíveis de mudança no processo de formação, como as evidenciadas neste estudo: jogos, o uso de filme projetando imagens e associado ao conteúdo explanado, plataforma virtuais, pinturas, além dos espaços informais que permitem ao aluno e ao professor a troca de saberes para a profissão, como também para vida. Portanto a formação do enfermeiro deve ser progressiva, objetivado preparar um profissional capacitado para conduzir de forma autônoma o longo processo de aprendizado, possibilitando adaptação a toda e qualquer mudança imposta pela vida, desenvolvendo raciocínio crítico para tomadas de decisões corretas sem gerar danos a vida de outrem, bem como comprometer sua atuação profissional.

Considerações finais: A realização deste estudo possibilitou identificar que nos dias atuais, ainda há necessidades de ajustes nos métodos de ensino utilizados nas práticas docentes. Uma vez que após 16 anos da implementação das DCNs ainda é possível identificar a utilização de metodologias de ensino tradicional o que contrapondo as recomendações das DCNs para a formação do enfermeiro. Dos 12 artigos analisados, nota-se a predominância e eficácia dos métodos ativos quando comparados aos métodos de ensino tradicionais e, independente da ferramenta utilizada na prática docente, para os discentes, os métodos ativos são transformadores. Contudo há lacunas expressivas, seja por falta de insumos materiais, capacitação pedagógica, falta de interesse ou disponibilidade para as capacitações propostas e envolvimento do discente no processo de formação. Espera-se com esta RIL, despertar o interesse em desenvolver novos estudos que venham demostrar a representatividade do uso das metodologias ativas com uso de novas ferramentas que favoreçam o processo de formação do enfermeiro, permitindo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, com raciocínio crítico e reflexivo para tomada de decisões exatas e precisas na sua pratica profissional.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; ensino superior; enfermeiro; aprendizagem;métodos de ensino.