Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Diante da necessidade de formar profissionais que possam responder as demandas sociais, há o reconhecimento da necessidade de transformação no processo de produção do conhecimento, para possibilitar o desenvolvimento de atitudes e habilidades que proporcionem a transformação das realidades. As metodologias ativas estimulam o processo ensino-aprendizagem, onde o discente assume o papel ativo e protagonista na construção de seu conhecimento. Objetivamos relatar a experiência do processo ensino-aprendizagem de uma oficina de um ciclo de aprendizagem da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa. O estudo se deu em uma oficina do ciclo “Organização da Atenção à Saúde” da RMSF da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), Sobral-CE, no mês de Junho de 2016, com 29 residentes e 01 tutor. A oficina se deu em cinco momentos: inicialmente o grupo foi dividido em quarto grupos e entregue uma folha de papel madeira com dobraduras em forma de leque, para que passasse por cada componente do grupo e possibilitasse que individualmente eles trouxessem seus conhecimentos prévios acerca das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Após a escrita individual, houve o compartilhamento da produção para o grupo e posteriormente o consenso para construção de um conceito coletivo acerca das RAS. Logo após a construção coletiva do conhecimento prévio grupos, estes compartilharam com o coletivo. Uma vez construído refletido o conhecimento prévio e socializado, o tutor, facilitador da oficina compartilhou alguns artigos que pudessem subsidiar a construção do conhecimento acerca da temática, onde os residentes puderam realizar a leitura. Em um último momento os quatro grupos reuniram-se novamente e baseados nas discussões iniciais e nas leituras puderam construir um novo conceito acerca das RAS e um novo compartilhamento se deu. O tutor, facilitador, finalizou a oficina com uma breve exposição dialogada acerca das RAS. Podemos perceber que as metodologias ativas utilizadas na oficina estimularam o processo de ensino-aprendizagem dos residentes, possibilitando que estes fossem sujeitos ativos na construção de seu conhecimento. A metodologia valorizou as experiências prévias dos discentes, estimulando a reflexão crítica, onde o tutor contribuiu como facilitador do processo, incentivando o residente na construção de novos conhecimentos. Dessarte, afirmamos a relevância de metodologias ativas nas residências em saúde, para o processo de ensino aprendizagem, transformando-os assim em profissionais ativos, críticos e reflexivos.