Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Sanayla Maria Albuquqerque Queiroz, Viviane Oliveira Mendes Cavalcante, José Carlos Araújo Fontenele, Silvinha de Sousa Vasconcelos Costa, Maria Adelane Monteiro da Silva, Osmar Arruda Ponte Neto

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Diante da necessidade de formar profissionais que possam responder as demandas sociais, há o reconhecimento da necessidade de transformação no processo de produção do conhecimento, para possibilitar o desenvolvimento de atitudes e habilidades que proporcionem a transformação das realidades. As metodologias ativas estimulam o processo ensino-aprendizagem, onde o discente assume o papel ativo e protagonista na construção de seu conhecimento. Objetivamos relatar a experiência do processo ensino-aprendizagem de uma oficina de um ciclo de aprendizagem da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa. O estudo se deu em uma oficina do ciclo “Organização da Atenção à Saúde” da RMSF da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), Sobral-CE, no mês de Junho de 2016, com 29 residentes e 01 tutor. A oficina se deu em cinco momentos: inicialmente o grupo foi dividido em quarto grupos e entregue uma folha de papel madeira com dobraduras em forma de leque, para que passasse por cada componente do grupo e possibilitasse que individualmente eles trouxessem seus conhecimentos prévios acerca das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Após a escrita individual, houve o compartilhamento da produção para o grupo e posteriormente o consenso para construção de um conceito coletivo acerca das RAS. Logo após a construção coletiva do conhecimento prévio grupos, estes compartilharam com o coletivo.  Uma vez construído refletido o conhecimento prévio e socializado, o tutor, facilitador da oficina compartilhou alguns artigos que pudessem subsidiar a construção do conhecimento acerca da temática, onde os residentes puderam realizar a leitura. Em um último momento os quatro grupos reuniram-se novamente e baseados nas discussões iniciais e nas leituras puderam construir um novo conceito acerca das RAS e um novo compartilhamento se deu. O tutor, facilitador, finalizou a oficina com uma breve exposição dialogada acerca das RAS. Podemos perceber que as metodologias ativas utilizadas na oficina estimularam o processo de ensino­-aprendizagem dos residentes, possibilitando que estes fossem sujeitos ativos na construção de seu conhecimento. A metodologia valorizou as experiências prévias dos discentes, estimulando a reflexão crítica, onde o tutor contribuiu como facilitador do processo, incentivando o residente na construção de novos conhecimentos.  Dessarte, afirmamos a relevância de metodologias ativas nas residências em saúde, para o processo de ensino aprendizagem, transformando-os assim em profissionais ativos, críticos e reflexivos.

 


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Residência; Estratégias Inovadoras