Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Intervenções em saúde mental em uma escola de saúde: um relato de experiência
Rafaela Barros Bessa, Maria Beatriz Pedrett Costa, Aline Lima de Souza, Maria Luiza Marialva Rodrigues, Geisly Manuele Schwatey, Zahilla Cunha de Araújo Maia, Juliana Jamylli Lima Magalhães Melo, Gabriel Pinheiro Souza dos Santos

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


As exigências e obrigações da vida universitária mostram que o estudante deve ter condições cognitivas e psicológicas para enfrentar esse novo ambiente em que está inserido, e com os crescentes números de suicídio entre estudantes de medicina e jovens profissionais médicos, percebemos que isto pode não estar ocorrendo com este grupo acadêmico. Considerando a busca pelo sucesso acadêmico e profissional, as exigências do mercado de trabalho, além de expectativas pessoais, não é incomum encontrar queixas e casos de problemas psicoafetivos que ocorrem nessa área, como ansiedade, depressão e burnout. Tendo isso em vista, a resolução de um projeto que gere debate sobre o assunto, que mostre os indicadores e ainda consiga despertar a sensibilidade nos acadêmicos para os possíveis sinais dos mesmos, é de extrema importância.

Este estudo consiste em um relato de experiência de uma ação realizada por coordenadores locais do comitê IFMSA Brazil LC UEA - organização estudantil internacional que tem a missão de promover impactos positivos na sociedade e ser referência na formação de estudantes de medicina mais humanizados - no mês de setembro de 2017, sendo ela feita com campanhas e workshops voltados à saúde mental. As atividades realizadas foram: Free Hugs (distribuição de abraços com o objetivo de aumentar a interação entre os seres); uma campanha em que foi colocada uma caixa com frases motivacionais no hall de entrada; e um workshop de inteligência emocional com dois dias de duração, sendo divididos em parte teórica, no qual foram palestrados temas como ansiedade, depressão e síndrome de burnout, e parte prática, sendo várias salas com psicólogos e psiquiatras abordando os mesmos temas com técnicas diferentes, como dinâmicas, rodas de conversa e role play; todas estas ações foram realizadas na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). Durante este meio tempo, tivemos reuniões para avaliar nossa percepção sobre os temas e sobre a interação dos acadêmicos da UEA com os eventos a que nos propúnhamos a realizar.

Dos resultados obtidos, percebe-se que contamos com participação mais efetiva dos acadêmicos durante o Free Hugs e percebemos uma grande interação com a caixa de mensagens motivacionais. Durante o Workshop de Inteligência Emocional, apesar de ter se mostrado muito efetivo para os que participaram, percebemos pouca adesão de acadêmicos de medicina ao evento, o que talvez demonstre o desinteresse em relação aos temas abordados.
Desse modo, o Comitê percebeu que ainda é necessário debater sobre saúde mental, principalmente no nosso meio, pois cada vez mais são expostos casos de problemas relacionados a isso enquanto poucas ações são feitas para trabalhar o tema. Com isso, futuras ações com a mesma temática muito provavelmente serão feitas com a esperança de que mais acadêmicos se interessem e participem dos eventos.

Palavras-chave


Saúde Mental; Ansiedade; Depressão