Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM AMBIENTE ESCOLAR
Letícia Góes, Lília Araújo, Paula Castro, Rennan Bastos, Ruan Freitas, Suelem Santos, Thaís Flexa, Jacyra Nunes

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: A disseminação de informações sobre saúde para a comunidade, por meio de ações de intervenção social, objetiva a promoção da saúde e prevenção de doenças e outros agravos. As escolas têm se tornado um importante local para iniciativas de promoção da saúde e desenvolvimento de educação em saúde, fornecendo importantes elementos para capacitar o cidadão para uma vida saudável, por isso, a interação entre saúde e educação constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a promoção da saúde pode ser compreendida como “um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial”. Logo, faz-se essencial a atuação da intersetorialidade sobre questões estruturais da sociedade e que interferem no processo saúde-doença. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem, da Universidade Federal do Pará, sobre o desenvolvimento de ações de promoção da saúde no ambiente escolar. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem sobre as  ações desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão “Ludicidade como ferramenta para promoção da saúde de crianças e adolescentes no espaço escolar” durante a Feira da Família da Escola Parque Amazônia, realizada no dia 25 de novembro de 2017, em Belém-PA. O público alvo foram os alunos, os pais, responsáveis e/ou acompanhantes dos alunos. Inicialmente, os acadêmicos realizaram a pesquisa bibliográfica a fim de enriquecer seus conhecimentos sobre a temática abordada. Dessa forma, foi possível estabelecer quais pontos seriam abordados para melhor compreensão do público. Para isso, foram montadas tendas para verificação da Pressão Arterial e Glicemia Capilar com orientações sobre conceito, causas, sintomas, riscos e hábitos saudáveis para prevenção das doenças. Ao  iniciar as atividades, foi indagado aos participantes que expressassem suas impressões, conceitos e concepções sobre os temas propostos. Logo em seguida, fez-se uma breve introdução da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e da Diabetes Mellitus, abordando os tópicos que seriam discutidos. A condução da apresentação foi realizada por meio do banner,  apresentando os seguintes tópicos, respectivamente: “O que é hipertensão?’’; “O que é diabetes?”; “Meio Ambiente versus a pressão alta versus a diabetes”; “Vida saudável: o segredo da longevidade’’; “Anti-hipertensivo e Antidiabéticos é coisa séria’’; e “Bem me quero ou mal me quero?”. No primeiro e segundo tópico foram abordadas as questões fisiopatológicas da HAS e da diabetes; no terceiro discutiu-se sobre as questões socioambientais que interferem nos níveis pressóricos do portador de hipertensão e nos níveis glicêmicos do portador de diabetes; no quarto tópico foi debatido as práticas saudáveis e seus reflexos nos portadores de HAS e diabetes; no quinto tópico  foi tratado a importância dos medicamentos utilizados; e no sexto tópico foram discutidas as consequências de uma terapia eficaz e os malefícios de um tratamento incorreto no paciente. Posteriormente, os participantes realizaram verificação da pressão arterial e teste de glicemia capilar. E, ao fim da atividade, foi distribuído panfletos orientativos sobre as doenças apresentadas. Resultados e/ou impactos: A primeira atividade realizada pelo grupo, consistia na orientação sobre HAS e Diabetes, devido à relevância em alertar e conscientizar o público ao nível de atenção primária em saúde sobre os riscos e cuidados cotidianos de um paciente hipertenso e/ou diabético, pois a falta de informações a respeito leva o usuário a uma negligência do tratamento e das possíveis complicações dessa morbidade, que apesar de controlável apresenta grandes consequências quando não tratada corretamente. Além disso, orientar os que desconhecem sobre as duas patologias, alertando sobre o que são as doenças, suas causas e as formas de prevenção. O local escolhido apresentava grande movimentação e estava bem visível para aqueles que chegavam na escola, o que possibilitou a abordagem de um número significativo de pessoas. No primeiro momento, os alunos abordavam todos que passavam pelas tendas e os convidavam a receber orientações e permitiam que o público participasse de forma mais ativa. Durante a orientação, a maioria do público foi pouco participativa, percebeu-se, ainda, que a maioria não estava interessada em receber as orientações devido à pressa, mas sim, em apenas verificar os valores de pressão arterial e glicêmicos. Dentre as pessoas orientadas, não havia nenhum diabético, porém a minoria, os portadores de hipertensão, eram os mais participativos, perguntando, respondendo e indagando sobre os tópicos; mostraram-se interessados no tema, preocupando-se quando algo não se encaixava no estilo de vida deles. Outro serviço disponível no local era a verificação da pressão arterial e monitoramento da glicemia capilar. Este serviço foi bem aceito pelas pessoas abordadas, tanto pelos alunos que se mostravam curiosos com a atividade, quanto pelos adultos que estavam realmente interessados em verificar. Durante diálogo com os participantes, observou-se um baixo índice de adesão de adultos hipertensivos ao tratamento da doença. Devido a identificação dessa problemática, houve a necessidade de reforçar a importância do tratamento medicamentoso e não-medicamentoso, conscientizando a população para que este problema seja evitado. Para ampliar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo são utilizadas estratégias multidisciplinares, sendo de grande relevância e em prol do bem-estar do indivíduo a atuação direta e indireta do enfermeiro e da sua equipe de saúde no processo de mudança de hábito de vida, do conhecimento das crenças em saúde e a comunicação interpessoal com o paciente hipertensivo. Por meio de educação contínua, é possível a redução da taxa de adultos diagnosticados com HAS e que negligenciam a gravidade dessa doença crônica. Por fim, houve a distribuição dos panfletos. Estes foram feitos a partir da leitura bibliográfica dos alunos e confeccionados pelos mesmos, ressaltando os hábitos saudáveis para prevenção das doenças e a importância do tratamento correto. Segundo o público, a distribuição dos panfletos foi muito positiva, pois contribuiu para reforçar o que foi explicado pelos alunos e ajudar as pessoas que não tiveram tempo de assistir à orientação. Considerações finais: A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são doenças crônicas com altos índices de ocorrências nas últimas décadas e os seus agravantes estão relacionados diretamente com os hábitos diários da população. Sendo assim, a educação em saúde se torna um instrumento efetivo para a promoção e prevenção destas doenças, pois alia ao processo de ensinar o melhor entendimento da população que precisa desse conhecimento através de uma comunicação mais popular e menos científica. É fundamental que os acadêmicos de enfermagem adotem essas práticas durante sua formação para que, quando forem enfermeiros, possam ser autônomos para realizar essas ações na comunidade onde atuam.