Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
TERRITORIALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE REALIZADA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE E GERENTES DAS UNIDADES DE SAÚDE NO OESTE DA BAHIA
Daiene Rosa Gomes, Ítalo Ricardo Santos Aleluia, Mússio Pirajá Mattos, Mônica Valéria de Souza, Érika de Almeida Oliveira Martins

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


CONTEXTUALIZAÇÃO

A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde vem sendo feita no Brasil através da chamada territorialização da saúde. Nesse território que se desenvolvem as produções coletivas de atenção à saúde, com o objetivo de prevenir riscos e evitar danos à saúde, tendo por base um diagnóstico da situação de saúde e das condições de vida das populações em áreas delimitadas.  Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e gerentes das Unidades de Saúde da Família de Barreiras, para realização do mapeamento e territorialização das áreas adscritas às equipes.

 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Trata-se de uma ação de educação permanente em saúde, realizada em parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia e a coordenação de Atenção Básica. Objetiva-se com a ação, qualificar em três etapas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e gerentes das Unidades de Saúde da Família do município, para realização do processo de territorialização das áreas adscritas às equipes de Saúde da Família. Essa ação faz parte de uma parceria, com o intuito de subsidiar a gestão municipal, sob a forma de cooperação técnica, a fim de auxiliar no processo de reorganização territorial em saúde, que possa redefinir os limites geográficos entre as unidades e equipes de APS, permitindo, ao final, a reorganização do processo de trabalho, eficiente adscrição populacional, levantamento das áreas cobertas e não cobertas por Saúde da Família. Essa oficina será desenvolvida três vezes, haja vista necessidade de organizar as atividades de qualificação entre os atores supracitados, considerando os limites territoriais entre suas respectivas equipes, que no município totaliza 26. A oficina contará com as seguintes atividade: (1) Abertura; (2) Dinâmica de formação de grupos de trabalho (colar da diversidade); (3) Viagem educacional sobre territorialização aplicada; (3) Compartilhamento da viagem educacional, a partir de disparadores; (4) Exposição dialogada sobre território, territorialização e adscrição populacional; (5) Oficina de trabalho “Ocupando os pontos do território”; e (6) Avaliação do encontro. Com a oficina, pretende-se, ao final, empoderar as equipes para o remapeamento de suas áreas e atualização do cadastro domiciliar e individual das famílias e pessoas do território.

 

IMPACTOS

A territorialização é de suma importância na APS e possibilita criar vínculo entre a equipe e os usuários dos serviços de saúde, favorecendo, assim, o acesso aos serviços e análise dos impactos das ações executadas. Espera-se ao final, que essa ação possa fomentar justificativas técnico-políticas para ampliação da cobertura de ACS, de unidades e equipes de APS, nas áreas descobertas de Barreiras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem possibilitou um maior empenho dos participantes, além de permitir a participação ativa desses atores no processo de construção do conhecimento.  No entanto, é necessário o desenvolvimento de mais cursos voltados para a qualificação dos profissionais da APS, visando sempre uma formação voltada para o cuidado mais ampliado e humanizado do usuário.


Palavras-chave


Territorialização; Educação Permanente em Saúde; Atenção Primária à Saúde