Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A COMPREENSÃO DA TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO MÉDICO.
Karollayny de Macêdo Oliveira, Marcus Léon de Jesus Gomes, Carolline Damas de Andrade Oliveira, Rebeka Daiany Duarte Dantas, Andrea Lopes Ramires Kairala

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: Para uma boa formação acadêmica, o aluno deve entender a importância da delimitação do território em saúde e as características de uma determinada comunidade. Implica na análise da população, do contexto social e meio ambiente no qual ela está inserida. A disciplina Programa de Interação Saúde Serviço e Comunidade (PISSCO) possibilita o contato do aluno com a Rede de Saúde Pública desde o início do curso de medicina, possibilitando ampla aprendizagem sobre a geografia em saúde e seus determinantes de saúde.

DESENVOLVIMENTO: Relatar a convivência dos estudantes com uma comunidade delimitada geograficamente, proporcionando a formação de acadêmicos críticos voltados para os problemas da população. Foram realizadas visitas supervisionadas a Unidades Básicas de Saúde(UBS) do Gama-DF, alguns bairros e o hospital regional da área administrativa. Os alunos compreenderam o contexto social da comunidade inserida nesse território. Foram ressaltadas as diferenças observadas entre o ideal de funcionamento da UBS preconizado pelo SUS em detrimento da realidade. Os acadêmicos participaram de atividades, como mapeamento de enfermidades que acometem a população da região e visitas domiciliares, possibilitando um maior conhecimento sobre o público que é atendido e as demandas do local. O embasamento teórico estatístico e epidemiológico, do site da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), colaborou na construção da caracterização da população em sua maioria adulta, baixa renda e nível escolar fundamental incompleto.

RESULTADOS: Cada UBS do Gama-DF possui uma personalidade própria com necessidades predominantes; foram identificados quadros clínicos típicos e de uma população de baixa renda. Com a análise geral do cenário, é possível atuar de forma mais eficaz na prevenção e na promoção da saúde. O estudo pela busca de conhecimento acerca do território é relevante visto que proporciona a convivência dos estudantes de medicina com as pessoas da comunidade e promove a formação de acadêmicos críticos voltados para os problemas da população.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo do território permite traçar um perfil epidemiológico da população e das enfermidades mais prevalentes na região, permitindo que o profissional de saúde estabeleça tratamento mais condizentes, com medidas de promoção e prevenção de saúde direcionadas à realidade e de forma mais eficiente nas ações de saúde comunitárias.

 

 


Palavras-chave


Território em Saúde; Cenários diversificados; Atenção básica em saúde; Ensino médico