Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Saúde em Itapuranga: uma prática extensionista interprofissional
Adriana Diniz de Deus, Jacqueline do Carmo Reis, Marcelo Ribeiro da Silva, Maria dos Anjos Lara e Lanna

Última alteração: 2018-01-31

Resumo


Este trabalho pretende relatar a experiência de um projeto de extensão da área da saúde, vivenciado pelos cinquenta estudantes e cinco professores dos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia e biomedicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim. Teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivencia de atuação interprofissional na área da saúde, junto à comunidade do Município de Itapuranga - GO, a partir de atividades de cuidado, educação e gestão em saúde. No período de agosto a novembro de 2017 foram realizadas visitas a cidade de Itapuranga para levantamento das demandas e apresentação das propostas de trabalho em conjunto com a Igreja Católica, especialmente com a Pastoral da Saúde, com a igreja Batista, com a Secretaria Municipal de Saúde, com o Conselho Municipal de Saúde e com a Associação Popular de Saúde. Neste mesmo período houve a seleção dos estudantes participantes e convites aos professores pela coordenação do projeto. Como também aconteceram encontros, reuniões e seminários com todos os participantes para elaboração do planejamento e organização coletiva das atividades. Entre os dias 06 de dezembro a 18 de dezembro de 2017 os estudantes e professores ficaram inseridos na cidade de Itapuranga quando, divididos em equipes de trabalho, coordenaram e participaram ativamente de várias atividades interprofissionais planejadas no campo do cuidado, educação e gestão em saúde, algumas destas descritas a seguir. 1-Realização de visitas com consultas domiciliares. Os estudantes foram divididos em 10 equipes multiprofissionais que atuaram junto a duas Unidades de Saúde da Família (USF). A equipe da USF selecionou as famílias mais vulneráveis e separou os prontuários. Todas as manhãs as equipes de estudantes acompanhadas das agentes de saúde visitavam as casas das famílias utilizando ferramentas metodológicas as Saúde da Família. Ao longo das visitas eram realizadas consultas com abordagem integral da pessoa a partir do olhar interprofissional. Os casos eram discutidos com os professores que acompanhavam as visitas ou posteriormente em discussões clínicas. Foram realizadas por manhã três visitas por equipe, totalizando cento e cinquenta consultas domiciliares .2-Atuação no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo onde puderam conviver com os idosos, realizar avaliações e levantamento das necessidades individuais dos internos, elaborar um Diagnóstico Situacional da Instituição e propor melhorias. Além de terem sido catalizadores de uma reunião onde participaram representantes de várias instituições da cidade que se comprometeram a ajudar e acompanhar a gestão do Asilo. 3- Organização das Manhãs do Bem Viver com a participação de pessoas da comunidade que se inscreveram para os dois encontros que abordaram temas de promoção a saúde como alimentação saudável, massagem, dança, meditação, atividades físicas, orientações ante stress, dentre outras, utilizando metodologias ativas e oficinas de trabalho. 4-Organização de Grupos de Educação em Saúde, no total de oito encontros, com a participação dos moradores dos territórios das duas USF onde foram feitas as visitas domiciliares, abordando temas como saúde integral da mulher, criança, homem e idosa(o) utilizando-se de metodologias ativas.5-Dois dias de encontro com cinquenta jovens da Pastoral da Juventude discutindo o tema Corpo e Sexualidade utilizando-se de metodologias interativas e criativas.6-Para os jovens também foi oferecido um curso de teatro onde puderam perceber a ligação entre a arte, a cultura e a atividade física com a saúde.7-Duplas de estudantes da medicina, enfermagem e biomedicina fizeram rodízio para acompanhar os plantões com os  profissionais do Hospital Municipal de Itapuranga.8-Os estudantes em contrapartida ofereceram para os profissionais do hospital um Curso de Suporte Básico de Vida, utilizando os manequins do Centro de Simulação da PUC Minas e distribuíram material técnico de apoio.9-Organização e assessoria na elaboração coletiva do Planejamento Estratégico da Pastoral da Saúde com a participação da coordenação e membros desta pastoral, durante todo um dia de encontro.10- Organização e coordenação do Curso para Conselheiros Municipais de Saúde realizado durante três noites, quando se abordou temas como atribuições dos conselheiros, a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e a atual tentativa de “desmonte” do SUS pelo governo federal, utilizado metodologias ativas que possibilitaram maior entendimento dos conteúdos abordados.11- A Pastoral da Saúde ofereceu aos estudantes e professores um Curso de Fitoterapia que contou com uma manhã de Visita ao Cerrado, na área de um assentamento do Movimento dos Sem Terra, e uma tarde de aula de fitoterapia com médicos especialistas. Organizou duas visitas ao laboratório da Pastoral da Saúde, quando os participantes elaboraram produtos medicinais fitoterápicos e visita ao Laboratório de Biocosméticos, situado na cidade de Itapuranga. 12- Todos os dias um grupo de trabalho do projeto participava de um dos Programas de rádio local abordando os principais temas de saúde de interesse publico.

13- Os estudantes, professores e a comunidade local participavam diariamente no final da tarde do Liang gong. Atividade física desenvolvida na China que trás benefícios tanto para o corpo como para a mente, coordenada por um dos professores. 14- Participação na Feira da Saúde organizada pela Pastoral da Saúde e na Feira do Pequeno Produtor, quando os estudantes abordaram temas importantes de saúde a partir de atividades interativas. Como contribuição para a comunidade local as visitas domiciliares e o cuidado realizado no Lar dos Idosos possibilitou que a população assistida vivenciasse uma experiência interprofissional de cuidado integral, humanizada e resolutiva. Para aqueles que participaram das diversas atividades educativas acredita-se que foi possível demonstrar à importância da promoção e prevenção a saúde. Nas instituições nas quais o projeto colaborou com a elaboração dos Diagnósticos Situacionais e os Planejamentos Estratégicos seus membros se conscientizaram sobre a importância da qualificação da gestão e da participação de todos os envolvidos na organização dos trabalhos. Nos encontros e cursos realizados os participantes puderam debater e aprofundar sobre vários temas da saúde a partir de uma olhar interprofissional. Esta experiência possibilitou que os estudantes percebessem, na prática, os desafios de um trabalho interprofissional e ao mesmo tempo observaram como é rico o resultado obtido a partir deste trabalho em relação à qualificação do cuidado integral e humanizado a saúde, à gestão de serviços e à educação em saúde. As realidades encontradas durante as atividades possibilitou que os estudantes se conscientizassem que nem sempre a clínica, mesmo que interprofissional consegue responder as necessidades dos pacientes e que é preciso expandir a atuação do profissional de saúde em equipes de abrangência intersetorial. Puderam perceber a importância de outras terapias além da alopatia como a fitoterapia, a liag gong e respeitar do saber popular. Os estudantes vivenciaram as várias possibilidades de atuação profissional em uma cidade o interior do Brasil, incluindo a atenção a saúde a educação e a gestão, e puderam perceber o quanto esta atuação é valorizada e importante para a população quando realizada com qualidade e humanização. Conclui-se que esta experiência de inserção de estudantes de diversos cursos da área da saúde em uma comunidade do interior do Brasil com o objetivo de realizar um trabalho imterprofissional de cuidado, educação e gestão na saúde e completa a formação profissional dos estudantes, provoca uma articulação entre teoria e prática e contribui para a formação humana dos profissionais de saúde.


Palavras-chave


educação interprofissional; Graduação em saúde; Integração ensino/serviço/comunidade; projeto de extensão