Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ESTUDADES DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO INTERIOR DO AMAZONAS
Jéssica Karoline Alves Portugal, Mariana Paula da Silva, Marcelo Henrique da Silva Reis, Paula Andreza Viana Lima, Rodrigo Damasceno Costa, Ananias Facundes Guimarães, Victor Linec Maciel Barbosa, Abel Santiago Muri Gama

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


Apresentação: No decorrer dos anos, o cenário acadêmico sofreu diversas mudanças, principalmente no que diz respeito ao perfil dos estudantes que ingressam em uma Universidade em busca de uma profissão. O que antes era apenas uma oportunidade para indivíduos com maior poder aquisitivo, atualmente passa a ser a realidade de milhões de jovens no mundo inteiro. No entanto, apesar dessa grande conquista para a população economicamente desfavorecida, a Universidade ainda é considerada um grande desafio para milhares de pessoas, principalmente devido as dificuldades socioeconômicas. Embora atualmente exista um grande número de universidades públicas em todo o Brasil, ainda há uma quantidade significativa de indivíduos de desistem da faculdade por falta de condições financeiras, pois não conseguem conciliar o trabalho com as atividades acadêmicas. No município de Coari, interior do Amazonas, grande parte dos estudantes são de outras localidades, o que dificulta mais ainda a permanência dessas pessoas até o final do curso. Dessa forma, o objetivo desse trabalho, é descrever o perfil socioeconômico de estudantes de graduação da Universidade Federal do Amazonas, Campos Coari. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, realizado com alunos de graduação do Campus avançado da Universidade Federal do Amazonas, o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no município de Coari. O estudo foi realizado com 360 estudantes de diferentes cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário autoaplicável, com perguntas referentes a informações socioeconômicas e demográficas, vida acadêmica, consumo de medicamentos e qualidade de vida. A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2017 e cada participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram analisados no software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) 22.0 for Windows. Resultados: dos 360 estudantes entrevistados, a maioria era do sexo feminino (59,4%) com média de idade de 21,35 anos, solteiros (84,7%) e a maioria possuía renda individual mensal de menos que um salário mínimo, referente ao auxílio acadêmico e auxílio moradia que recebem da instituição. Quanto ao transporte utilizado para descolamento até a Universidade, 21,7% informou utilizar serviços de moto-taxistas, ressaltando que o valor de cada corrida é três reais por pessoa. Em relação ao progresso acadêmico, foi identificado que 22,5% dos alunos estavam atrasados em seus respectivos cursos. Considerações finais: O estudo apontou que a maioria dos estudantes possuem poucos recursos financeiros, o que pode influenciar em seu desempenho acadêmico, uma vez que muitos são de outras cidades e possuem gastos excessivos com aluguel e transporte até a universidade. Tendo em vista as inúmeras dificuldades que esses acadêmicos enfrentam, cabe aos gestores da Universidade, adotarem medidas que busquem a maior permanência desses alunos na instituição, diminuindo o número de desistências em decorrências de problemas socioeconômicos.


Palavras-chave


Alunos de graduação; Perfil socioecômico; Dificuldades financeiras