Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Discente de um Programa Político Pedagógico tradicional e monitor de acadêmicos de metodologia ativa: um relato de experiência.
Robert Douglas Costa de Melo, Silvania Yukiko Lins Takanashi

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de monitoria no eixo de habilidades profissionais (HP) I do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) entre os anos 2016 e 2017, no campus Santarém. Como colocado na Resolução Nº 2808/15-CONSUN o Programa de Monitoria da UEPA visa ampliar espaços de aprendizagem e estimular o interesse pelo magistério superior, aprimorando a qualidade do ensino. Com isso, o Edital Nº 38/2016 fez convocação para preenchimento de vagas de monitoria para o 2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, que inclui o eixo HP I do Curso de Fisioterapia, esse eixo visa desenvolver o domínio de conceitos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício adequado da profissão. No ano de 2016 ocorreu mudança do Projeto Político Pedagógico (PPP) desse Curso, que tomou como questões norteadoras as diretrizes político-pedagógicas integradas à visão da interdisciplinaridade e as metodologias ativas de aprendizagem, em contraponto ao PPP em vigor até 2015, com componentes curriculares divididos por disciplinas. Tem-se, assim, como objetivo deste relato expor as vivências do monitor do eixo HP I, graduando de metodologia tradicional, tutorando discentes de metodologia ativa. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência e elaborado a partir da vivência de 1 monitor da Turma de 2015 durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017. O início das atividades de monitoria se deu com uma reunião com a Assessoria Pedagógica, na qual foram expostos os objetivos do Programa, a forma como iria se desenvolver e disponibilizados documentos como o Plano de Atividades Semestral, Ficha de Frequência Mensal e Relatório Final. Com 15 horas semanais exigidas para serem preenchidas, as atividades de monitoria centravam em acompanhamento do professor-orientador durante a aula, acompanhamento dos acadêmicos sem a presença do professor, pesquisa de referências e estudo individual. Mediante a isso, identificou-se que os acadêmicos no contexto da metodologia ativa eram participativos e questionadores, destacando a importância do ambiente de interdisciplinaridade, mesmo no eixo HP I, que trazia aulas predominantemente expositivas. Evidencia-se, também, que em encontros sobre assuntos da prática fisioterapêutica havia um comparecimento maior dos discentes, como em recursos terapêuticos manuais, quando comparado a assuntos de metodologia científica ou bioética. Outro ponto relevante é o fato de que alguns conteúdos colocados no 1º e 2º ano pelo novo PPP, eram apenas de anos subsequentes no anterior, fazendo com que o monitor tivesse que, além de revisar, aprender novos conteúdos em tempo para manter a qualidade em suas monitorias e fazer o devido acompanhamento. Por fim, coloca-se que mesmo o eixo de HP ter se dado predominantemente por aulas expositivas, o ambiente de um PPP de metodologias ativas estimula e constrói um discente mais proativo e participativo, desafiando o monitor a também fortalecer esse perfil em si, formando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.


Palavras-chave


monitoria; metodologia ativa; fisioterapia