Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação interprofissional na graduação em saúde: significado da experiência de ensino e disponibilidade de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Luciane Inês Ely, Everson Meireles, Marina Peduzzi

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A educação interprofissional constitui-se uma abordagem pedagógica importante nos currículos dos cursos da saúde, uma vez que busca desenvolver nos estudantes competências para o trabalho em equipe, comunicação, liderança e a habilidade de identificar e atingir objetivos comuns no processo de cuidado. No Brasil, experiências que busquem o desenvolvimento de competências para a interprofissionalidade ainda são restritas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2012, é oferecida uma disciplina integradora dos cursos da saúde intitulada ‘Práticas Integradas em Saúde I’ (PIS I). Considerada inovadora nessa Universidade por sua característica multiprofissional, a disciplina proporciona vivências entre diferentes profissões em cenários de prática no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam da proposta quinze cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Políticas Públicas, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social. A pesquisa apresenta dois objetivos principais. O primeiro é compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora, analisando seu potencial para a educação interprofissional. O segundo, em desenvolvimento, pretende comparar a disponibilidade para o aprendizado interprofissional e colaborativo entre os estudantes que cursaram a PIS I e os que não a cursaram. Metodologia: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo. A produção de dados qualitativos foi constituída pela análise documental, entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário (n=24), grupo focal com professores (n=11), observação participante com registros em diário de campo. A amostra foi intencional definida pelo critério da saturação e densidade do material textual. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Já os dados quantitativos foram coletados a partir da aplicação online da versão validada para língua portuguesa da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) com adaptações. Está em andamento a Análise Fatorial Confirmatória e do índice de consistência interna alfa de Cronbach para validação da versão em português da RIPLS na amostra de estudo. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A experiência na disciplina possibilitou aprendizagens sobre o SUS (território, rede de saúde, Estratégia Saúde da Família) e compreensão sobre as diferentes profissões da saúde e prática colaborativa (comunicação, clareza dos papeis e competências das profissões, compreensão da relação de interdependência entre as profissões e atenção centrada no usuário). Desafios pedagógicos de organização das atividades nos cenários de prática (planejamento das tutorias) e limitação de tempo e de espaços institucionalizados para o compartilhamento das experiências entre os estudantes que representam diferentes profissões foram destacados. Considerações finais: A disciplina integradora apresenta-se como um potente cenário para o desenvolvimento da EIP na graduação. Para a consolidação dessa proposta, entretanto, é preciso assegurar momentos presenciais para o compartilhamento das percepções sobre a vivência no território entre os estudantes e professores e profissionais da saúde, bem como espaços de educação permanente para o grupo dos professores tutores que nela atuam. Cabe à gestão da Universidade investir na ampliação das atividades de ensino compartilhadas entre as profissões da saúde, e à comunidade acadêmica se comprometer com as propostas de inte(g)ração.


Palavras-chave


Currículo. Relações interprofissionais. Sistema Único de Saúde.