Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O CUIDADO À SAÚDE DISPONIBILIZADO PELA GERÊNCIA OPERACIONAL DAS DST/AIDS/HV PARA COM AS PESSOAS VIVENDO COM HIV/Aids NO ESTADO DA PARAÍBA.
Joanna Angelica Ramalho, Sandra Aparecida Almeida, Jordana Almeida Nogueira, Valeria Peixoto Bezerra, Francisca Vilena Da Silva, Edja Analia Rodrigues de Lima, Renata Olivia gadelha Romero

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Aids é um problema de Saúde Pública, tanto pela gravidade e velocidade de crescimento, trazendo para a rotina da pessoa vivendo com HIV/Aids, a atenção para com os cuidados de saúde. A assistência à saúde as pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil é particularmente dramática, devido ao preconceito, sendo um dos fatos que os afasta da assistência à saúde e os expõe às consequências biopsicossociais da doença. Tendo como objetivo conhecer as ações destinadas ao cuidado às pessoas vivendo com HIV disponibilizadas pela Gerência Operacional (GO) das DST/AIDS/HV do Estado da Paraíba. DESCRIÇAO: Estudo descritivo e exploratório, realizado com gestores da GO/ PB, que responderam a um questionário acerca das ações disponibilizadas pelo Estado a pessoas vivendo com HIV. RESULTADOS E IMPACTOS: Dentre as ações de cuidado destaca-se a testagem das gestantes para o HIV antes do momento do parto visando combater a transmissão vertical da doença; àquelas com diagnóstico positivo, recebem gratuitamente o leite para a criança até um ano de idade, visando protegê-las do contágio na amamentação. O Estado disponibiliza e assegura o acesso universal e gratuito à terapia antirretroviral, através das Unidades Dispensadora de Medicamentos (UDM’s) que foram ampliadas para municípios circunvizinhos, pois se vivencia a interiorização da epidemia. Há casas de apoio no Estado que se destinam a hospedar e acolher pessoas soropositivas da região, para que realizem tratamento de saúde diversos; evidencia-se como meta a curto prazo, a implantação de grupos de Terapias Comunitárias, objetivando melhorar a saúde mental e trazer perspectivas positivas a vida destes, além de buscar o fortalecimento da adesão ao tratamento antirretroviral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As pessoas vivendo com HIV/Aids necessitam de constantes cuidados com a saúde, a fim de aumentar a expectativa de vida, no entanto muitos abandonam o tratamento da doença, muitas vezes, pela inacessibilidade às terapêuticas, no entanto, a Gerencia Operacional de  IST/HIV/Aids/HV da Paraíba  vem reforçando os cuidados de saúde as pessoas vivendo com HIV, ampliando não só o acesso aos medicamentos, mas também investindo em prevenção e diagnóstico precoce e na qualidade de vida, comprometendo-se em disponibilizar aos mesmos, condições de saúde dignas e justas.


Palavras-chave


HIV/AIDS, cuidado,qualidade de vida.