Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES IDENTIFICADAS NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA REGIÃO CENTRO OESTE PARA A PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO
Thaynnara Nascimento dos Santos, Adenícia Custódia Silva e Souza, Iel Marciano de Moraes Filho, Keila Cristina Félis, Ricardo Cezar Ramalho, Aneci Neves da Silva Delfino, Rodrigo Marques Da Silva, Aline Aparecida Arantes

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


Apresentação: Os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Enfermagem direcionam o processo de ensino e aprendizagem e deve contemplar o ensino sobre prevenção e controle de infecção e estão envolvidos neste processo docentes, discentes, funcionários técnico-administrativos, profissionais de serviço e a população que serão peças chaves. A educação superior terá por finalidade estimular a formação do diplomado em diferentes áreas do conhecimento, para isso sua base deve ser fundamentada em leis e projetos pedagógicos do curso, incluindo estes alunos na prática de cada disciplina. É importante ainda o contato do estudante com as normas e legislações que orientam a prevenção e controle de infecção, pois aumenta as chances deste profissional construir ensinamentos. Ao analisarmos o projeto pedagógico podemos identificar lacunas que influenciam no perfil deste egresso, que poderão ser perceptíveis no dia-a-dia deste futuro profissional. Objetivo: analisar as habilidades e competências sobre prevenção e controle de infecção previstas no projeto pedagógico e planos de ensino do curso de graduação em enfermagem. Desenvolvimento: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em uma instituição de Ensino Superior, privada, localizada no centro-oeste. A amostra foi constituída pelo projeto pedagógico e planos de ensino que compõem a grade curricular do curso de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário, no qual foram registrados dados da analise documental. Este foi construído com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem e para o controle de infecção relacionada á assistência á saúde. Os dados foram organizados no Excel e distribuídos em quadros para análise. Este projeto faz parte de um projeto maior cujo titulo é “A formação na graduação em enfermagem e as práticas no sistema de saúde – mudanças, contribuições e desafios”, que foi aprovado no comitê de ética em pesquisa da PUC-GO (protocolo CEP 1780/2011 PUC-GO), conforme as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa, envolvendo seres humanos, de Nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram coletados após consentimento do coordenador do curso por meio da sua assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Verificou-se que o Projeto Pedagógico do Curso(PPC) de enfermagem é composto por módulos que são posteriormente divididos em unidades, ao todo 29; durante todo o curso irão compreender 39 eixos temáticos em sua totalidade. As habilidades e competências sobre prevenção e controle de infecção estão presentes em cinco eixos da área clínica: o cuidar nos processos clínicos, intensivos e infecciosos e o cuidar nos processos cirúrgicos e em centro cirúrgico e um eixo específico sobre o tema - epidemiologia e controle de infecção em unidade de saúde. A medida de prevenção e controle de infecção mais evidenciada foi à precaução padrão, especialmente higiene de mãos. O cenário de prática mais utilizado para o ensino prático é o de média e alta complexidade. Quanto a imunização dos profissionais de saúde apenas quatro eixos dos cinco analisados destacam a temática em parte. Os planos de ensino dos eixos: o cuidar nos processos psiquiátricos, o cuidar da mulher e do recém-nascido e o cuidar da criança e do adolescente não apresentaram qualquer evidência sobre abordagem das medidas de prevenção e controle de infecção. O Projeto Pedagógico do Curso apresenta evidencias de ensino e aprendizagem relacionados à prevenção e controle de infecção, porém esse ensino não está presente em eixos fundamentais como em disciplinas do ciclo básico que abordam o processo de agravos de ser humano, que deve ter fundamentos necessários para compreensão da fisiopatologia das infecções; fato que também foi identificado nas disciplinas sobre o cuidar na área de saúde da mulher, criança e adolescente disciplinas específicas que dependem inteiramente destas disciplinas iniciais. Dos eixos que abordam a temática, somente um tem o foco na atenção básica, o restante contempla a formação em unidades de média e alta complexidade. Há carência de ensino em relação às medidas de prevenção e controle de infecção sendo necessários investimentos neste processo. Consideramos que a temática deve contemplar todo o processo de formação permeando de forma transversal e intencional todos os eixos temáticos. Sabemos que a carência de informações básicas para profissionais em relação as medidas de prevenção e controle de infecção são preocupantes pois este profissional será um profissional incompleto onde não poderá atuar de forma efetiva em sua instituição, seja com ações educativas quanto a higienização das mãos ou na orientação dos profissionais quanto ao uso de EPIS, pois não teve uma base solida na instituição de formação. Por isso tanto se discute a aplicação tanto na base teórica quanto prática, pois conhecendo as duas realidades ele pode adequar sua conduta e construir um conhecimento solido baseado em vivências, desenvolvendo desta forma um pensamento crítico que permitirá analisar os cenários de prática, conhecendo necessidades da família e até da própria equipe.  É preciso que haja uma construção gradativa e sólida levando o egresso à consciência de que as medidas de controle de infecção são inerentes e imprescindíveis a qualquer cuidado prestado durante a assistência ao paciente. O enfermeiro tem o compromisso de implementar ações de  prevenção e controle de infecção que foram adquiridas na instituição de ensino, sendo vedado a negligência a qualquer ação que dependa desta temática. É importante que tanto a instituição de ensino quanto o aluno considere a temática relevante, pois ela esta diretamente relacionada à segurança do paciente. Considerações finais: o projeto pedagógico da instituição analisada apresenta evidências de ensino e aprendizagem quanto à construção de competências e habilidades para a prevenção e controle de infecção; sendo permeado principalmente em cenário de prática a atenção básica, unidades de média e alta complexidade. A construção desse tipo de conhecimento ocorre de forma gradativa e sólida levando estas medidas de prevenção e controle de infecção a qualquer cuidado prestado durante a assistência ao paciente. Desta forma o profissional estará apto a desenvolver atividades tanto com sua equipe quanto com o familiar. É importante que para que este processo seja de sucesso e necessário envolvimento tanto da instituição formadora quanto dos docentes e discentes, tendo em vista que as ações descritas no Projeto Pedagógico não é um ato vivo e para se tornar ativo deve ser vivenciado por todos, para que benefícios possam ser observados.


Palavras-chave


Educação; Controle de Infecções; Educação Superior