Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Grupo de grávidas: Uma Proposta Multidisciplinar de Educação em Saúde no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Cynara Rego Nogueira, Aline Oliveira Mota, Camila Fernanda Pinheiro do Nascimento, Klicia Martiniano Remigio, Lorena Cavalcante Lobo, Luan Gabriel de Souza

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: Os cuidados durante a gestação são essenciais para manter a saúde da mãe e do bebê, devendo este começar logo após a descoberta da gravidez, pois o acompanhamento precoce permite mitigar possíveis problemas de saúde que podem surgir durante este período. Neste processo, o conhecimento sobre a gestação e cuidados específicos torna-se primordial para a manutenção de um tratamento eficaz.  Assim, visando à efetivação do direito a saúde e a construção de um acompanhamento efetivo, este estudo propõe descrever, através de um relato de experiência, a proposta de educação em saúde realizada pela equipe multidisciplinar de residentes que atuam no Núcleo de Atenção em Saúde (NASF) e equipe na Unidade Básica de Saúde (UBS) Josephina de Melo. DESENVOLVIMENTO: Participaram da execução e planejamento das reuniões uma profissional da enfermagem, duas assistentes sociais, duas psicólogas, uma fisioterapeuta e um profissional da educação física. Ao todo, foram realizados três encontros de duração aproximada de uma hora e meia, com a participação em média de dez grávidas por ciclo de encontros, pelo período de setembro a dezembro.  As reuniões aconteciam uma vez por semana, com início na primeira quarta feira do mês, pela manhã, sendo o terceiro encontro, realizado à tarde.   Foi afirmada a possibilidade da realização de qualquer questão durante a apresentação dos temas em todos os encontros, que foi prontamente efetuado por elas no decorrer das explanações. Na primeira sessão, foram ministradas palestras sobre os assuntos: alimentação saudável, sexualidade na gravidez e fisioterapia pélvica. Ao final deste encontro, os profissionais distribuíram folhetos que continham questionamento em escala Likert sobre a satisfação em relação à palestra, assim como requisição de sugestões. No segundo encontro foram abordados os temas: aleitamento materno, vínculo entre mãe e bebê e depressão pós-parto, sendo este último sido solicitado pelas próprias gestantes a partir das discussões levantadas.  A última sessão foi realizada pela assistente social e contou com os seguintes temas: violência obstétrica, parto e pós-parto e maternidade de referência. RESULTADOS: A participação ativa das grávidas no processo demonstrou que estas não apenas construíram conhecimentos acerca da gestação, refletindo sobre seus hábitos, como também desenvolveram sua autonomia em relação ao próprio cuidado, contribuindo para a construção de uma postura mais participativa e cidadã.  O contato estreito que o espaço de discussão entre profissionais e gestantes proporcionou, foram determinantes para o estabelecimento do vínculo com a equipe, sendo este um fator essencial para afirmação da continuidade do atendimento. A participação nos grupos também foi importante para o amadurecimento dos profissionais, posto que o diálogo estabelecido com as usuárias possibilitou um melhor entendimento das necessidades destas, permitindo assim, que os profissionais envolvidos aperfeiçoassem o atendimento prestado a essa população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir deste processo de desenvolvimento de conhecimento, foi possível contribuir para a construção de uma concepção ampliada de saúde, na qual não possui apenas como meta o tratamento, cura e reabilitação, mas que propõe um conceito de saúde positivo e dinâmico que inclui prevenção e promoção da qualidade de vida, autonomia e a participação dos sujeitos.


Palavras-chave


grupo de grávidas; educação em saúde; equipe multiprofissional