Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Integração ensino-serviço: realidades e desafios
Daniela Lacerda Santos, Lucille Annie Carstens, Eliane Oliveira Pinheiro

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução

Este trabalho visa descrever, através de um relato de experiência, a vivência da interação entre o professor de campo na Estratégia de Saúde da Família (ESF) com os profissionais preceptores da equipe – médica e enfermeira – dentro do processo de trabalho e ensino-aprendizado.

Essa interação foi possível a partir da mudança curricular proposta no curso de medicina de uma instituição privada, na região serrana, do estado do Rio de Janeiro que possibilitou, através da disciplina Saúde e Sociedade, que o aluno esteja inserido no cenário ensino-serviço da ESF, conciliando esta prática com o conteúdo discutido em sala de aula. Osatores importantes nesse processo de construção do conhecimento são os preceptores do campo, através dos seus processos de trabalho, desenvolvidos no exercício profissional, como médica e enfermeira e a professora da instituição de ensino.

Objetivo: Descrever, através de um relato de experiência, o processo de construção de um planejamento didático no campo prático da saúde, considerando a interação entre docente e preceptores, atuantes na equipe de saúde da família, com o intuito de fortalecer e intercâmbio entre a instituição de ensino e o serviço de saúde.

 

Metodologia

A construção do planejamento didático nas práticas no campo foi elaborada entre alunos, professora e equipe técnica, baseado em um planejamento estratégico, onde foram consideradas as demandas em saúde do território e necessidade de fortalecimento do processo de trabalho da equipe. No primeiro dia na unidade de saúde os alunos expuseram o diagnóstico de território, realizado no primeiro período, este foi cotejado com a exposição das demandas em saúde, expostas pela equipe de saúde local.

Cenário do estudo: A peculiaridade desse campo consiste na interlocução, a relação entre uma instituição privada de ensino e um campo de Atenção Primária à Saúde, sob coordenação do ente municipal, todos os profissionais da equipe atuam com carga horária em consonância à ESF.

As demandas prioritárias para esse momento foram consideradas de acordo aos indicadores da unidade, como à baixa adesão das usuárias ao pré natal e baixa adesão dos adolescentes à imunização contra o HPV.

Resultados:

Foi elaborado um check list, a partir das recomendações do Ministério da Saúde para a gestação de baixo risco, com visitas domiciliares para busca ativa e verificar adesão às recomendações do pré natal.

Sobre a vacinação de HPV, foi planejada uma atividade dinâmica com as turmas de uma escola que aderiu ao PSE para sensibilização e desmistificação, além de agendada reunião com os pais para maiores esclarecimentos.

Resultados:Das 25 gestantes ,16 foram visitadas. As demais não foram encontradas no domicílio ou acompanham no serviço de Referência de alto risco. Entregues pedidos de exames que ainda não tinham sido realizados e reagendadas avaliações na unidade de saúde.

Na dinâmica sobre vacina HPV, os adolescentes tiveram dinâmicas realizadas de forma descontraída para dúvidas sobre o assunto, sendo receptivos ao assunto. Agendada segunda reunião com os pais responsáveis para demais esclarecimentos.

Considerações finais

A integração ensino serviço ainda é um desafio devido às constantes modificações necessárias para inserção desse estudante e fatores internos que atrasam a continuidade das ações.


Palavras-chave


integração, serviço, saúde da família, ensino