Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Gestão em Saúde e Controle Social no processo de formação de profissionais de saúde
Fatima Cristina Alves de Araujo, Luciana Castaneda Ribeiro

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


A gestão dos serviços de saúde no SUS, em sua maioria, é exercida por profissionais nem sempre capacitados para assumir esta função. É conhecido também que apesar da participação popular ser uma diretriz do SUS este processo apresenta uma série de fragilidades. Visando fortalecer o ensino para gestão e valorização do controle social no SUS, os cursos de graduação oferecidos pelo Campus Realengo, do IFRJ – farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional – foram organizados a partir de disciplinas que contribuem para este fim. A disciplina Gestão e Controle Social visa proporcionar conhecimentos teóricos e práticos de planejamento, gestão e valorização da importância do controle social no SUS. A forma de ministrar a disciplina vem sendo aprimorada ao longo dos anos a partir de avaliações feita pelos discentes. Atualmente, ela é oferecida visando desenvolver um ensino problematizador e aprendizagem significativa, incorporando componentes de relevância social, e levando à construção do conhecimento com base nos problemas reais enfrentado no dia-a-dia, extrapolando a simples transmissão de conhecimentos técnico-científicos. Em 2017.2 a metodologia proposta previa aulas expositivas, fórum de discussão, simulação e chat. A simulação ocorreu quando se estudou planejamento em saúde. Foram utilizadas ferramentas que permitiram identificar o número de equipamentos e profissionais disponíveis nos municípios em estudo, além dos recursos necessários para organização da rede assistencial. Os encontros presenciais seriam complementados por atividades à distância desenvolvidas no Sistema de Gestão Acadêmica utilizado pelo IFRJ, mas devido a problemas de acesso ao sistema o fórum de discussão foi substituído por Estudo Dirigido, e o chat foi realizado através de um aplicativo de mensagem. A avaliação da disciplina deu-se de forma processual através de exercício de revisão (feito em grupo e composto por questões de concurso) e Estudo Dirigido. Houve também a obrigatoriedade da realização de visita a uma instância de participação popular no SUS, com a confecção de um relatório constando as expectativas, descrição da reunião e considerações sobre como a experiência poderia contribuir para a gestão e controle social no SUS. Ao avaliarem a importância da disciplina no processo de formação os estudantes mencionaram que foi estimulada a capacidade de reflexão e crítica, além de torna-los multiplicadores da importância da participação popular no SUS. A visita a reunião dos Conselhos de Saúde foi vista como grande fonte de conhecimento. O uso de questões de concurso na avaliação foi considerado extremamente positivo e sugerido que a ideia fosse levada para outras disciplinas. Um dos alunos sintetizou a experiência dizendo que: “a forma como a disciplina foi aplicada, para mim foi excelente, por tirar a gente dos muros do instituto e ver como de fato funcionam as coisas na realidade, aspectos positivos e negativos. Como contribuição posso afirmar que atualmente posso dizer que posso disseminar mais do que aprendi em sala de aula, pois era complemente leiga e não sabia dessa interação dos usuários nas reuniões”. Formar para a gestão e valorização do controle social é um processo em constante aperfeiçoamento, mas de importância fundamental para a defesa do SUS.


Palavras-chave


formação profissional; gestão em saúde; controle social