Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DA FERRAMENTA EDUCATIVA “QUADRO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS” EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE AMAZÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
João Enivaldo Soares de Melo Junior, Geyse Aline Rodrigues Dias, Tais dos Passos Sagica

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO

As Infeccções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) fazem parte do grupo de patologias infecciosas transmitidas, principalmente, pelo ato sexual sem uso de preservativos. Estas são capazes de acometer um amplo público com características bastante heterogêneas, seja nas questões étnicas, sexuais, de faixa etária, culturais, habituais, de gênero ou socioeconômicas. As ISTs são um dos grandes desafios da saúde pública brasileira e do mundo, haja vista a falta de conhecimento sobre prevenção que uma parte da população ainda possui, seja por não ter acesso à informação ou viver em condições de vulnerabilidade. Essas infecções podem resultar em sérios comprometimentos na vida dos acometidos, como infertilidade, doenças agudas, incapacidade de longa duração e morte, tanto em adultos, quanto jovens, idosos e crianças. Portanto, pode-se ratificar o quanto é necessário haver investimento ativo na educação em saúde em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde, com evidência na atenção primária pela questão da prevenção e transmissão de agravos das patologias nos seus estágios iniciais.

Os profissionais e acadêmicos de saúde são fundamentais para a transformação da realidade relacionada às ISTs. As ações educativas, dinâmicas, palestras e rodas de conversas com adolescentes, adultos e idosos são as principais ferramentas para efetivar tal objetivo. Com isto deve-se destacar a necessidade da atuação do profissional enfermeiro durante a construção e implantação desses trabalhos, haja vista o seu papel de agente criador e organizador de ideias que garantem a construção de um planejamento eficiente capaz, não apenas chegar até o público-alvo, mas fazê-lo entender de fato como ter autonomia na sua própria qualidade de vida. Logo, o intuito desse relato é, acima de tudo, demonstrar a importância da atuação da enfermagem na educação em saúde, para prevenir, diagnosticar e tratar as ISTs através de ações educativas. Ademais, destacar a experiência de acadêmicos do curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Pará em uma ação educativa denominada “Quadro das ISTs” aos usuários cadastrados e atendidos nos serviços oferecidos por uma Unidade Básica de Saúde de um bairro da periferia da cidade de Belém do Pará.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Os envolvidos na experiência foram 2 discentes de enfermagem da Universidade Federal do Pará, cursando o 3° período e uma docente orientadora responsável pelas aulas práticas da Atividade Curricular Processos Educativos em Enfermagem. Inicialmente os discentes buscaram construir o conhecimento prévio sobre ações educativas por meio do estudo de artigos, relatos, revisões integrativas de literatura, livros e resumos científicos relacionados ao tema e decidiram utilizar o “Arco da Problematização de Manguerez” para a construção da ação educativa “Quadro das ISTs”.  Em seguida os discentes confeccionaram duas tecnologias para o desenvolvimento da dinâmica, a primeira foi um quadro feito de isopor com placas enumeradas nas quais tinham 4 perguntas sobre os sinais e sintomas, transmissão, tratamento e diagnóstico das infecções. A segunda foi um dado gigante feito de caixa de papelão no qual tinha 6 tipos de IST’s distribuídas em cada uma das suas faces, dentre elas estava: sífilis, vírus do papiloma humano (HPV), gonorreia, vírus da imunodeficiência humana (HIV/AIDS), tricomoníase, e herpes genital.

A abordagem aconteceu com o público que estava no espaço de espera para as suas consultas em uma Unidade Básica de Saúde da periferia da cidade de Belém do Pará. Houve o momento de apresentação dos discentes antes de iniciar a ação educativa com o intuito de saber o conhecimento prévio dos usuários sobre o tema, garantindo a aproximação e interação entre os mesmos. Logo em seguida pedimos que alguém se manifestasse para jogar o dado gigante e após a IST ser escolhida ao acaso era feito a intervenção dos discentes com uma explicação completa sobre a mesma, de maneira clara, objetiva e com uma linguagem acessível ao público em questão. O indivíduo que jogou o dado tinha o direito de escolher uma das placas do Quadro das ISTs e a pergunta que continha na placa escolhida deveria ser respondida por ele, porém se não soubesse responder ou respondeu incorretamente, poderia receber ajuda de qualquer um dos usuários presentes.

Assim a dinâmica foi seguindo na mesma sequência de jogar o dado, escolher uma placa do quadro e responder com a ajuda dos demais participantes a pergunta contida na placa. No final, quando já havia acontecido a explicação das 6 infecções do dado, ressaltamos a importância do uso de preservativos e outros métodos para a garantia da prevenção de qualquer infecção sexualmente transmissível. Informamos sobre a distribuição de preservativos oferecidos pelos serviços de atenção primária, como a própria Unidade Básica de Saúde e a quanto era necessário usufruir dessa oportunidade. Em seguida houve um espaço aberto para o esclarecimento das dúvidas ainda pendentes.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS

No momento da abordagem sobre o que se tratava a dinâmica foi perceptível o receio de algumas pessoas em falarem a respeito dos seus conhecimentos em relação às ISTs, haja vista a presença de um público misto formado por 3 adolescentes, 5 adultos e 4 idosos totalizando 12 pessoas. Os adultos se mostraram mais a vontade, porém no decorrer da dinâmica os jovens e idosos passaram a ver a importância de discutir sobre esse assunto, haja vista a alta incidência das ISTs por falta de informações básicas. Em relação ao uso do preservativo ainda havia uma associação apenas ao ato de impedir a gravidez, por isso buscamos direcionar a discussão final para esse assunto. De forma geral conseguimos despertar interesse em todos, bem como a participação ativa durante as perguntas e respostas. Por fim todas as dúvidas em relação aos sintomas, prevenção, transmissão e tratamento foram respondidas por intermédio dos acadêmicos. Os usuários fizeram comentários positivos sobre o trabalho feito, além de ressaltarem a importância de criar outros que abordem diversas doenças ainda pouco conhecidas por eles.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A atenção primária do Sistema Único de Saúde ainda possui precariedade em determinados quesitos, como foi encontrado na referida Unidade Básica de Saúde, podendo-se ressaltar a educação em saúde por meio de ações educativas. Estas são capazes de construir, de forma dinâmica, ambientes enriquecedores dos conhecimentos fundamentais tanto ao público, quanto aos acadêmicos e profissionais da saúde. Em relação ao público abordado pode-se destacar a promoção da saúde fazendo-os serem protagonistas da própria saúde e garantindo qualidade de vida. Já os acadêmicos e profissionais aprendem como promover saúde com um amplo leque de alternativas, entendendo e modelando o seu verdadeiro papel na saúde pública. Ademais, ações educativas sobre as infecções sexualmente transmissíveis precisam ser realizadas cada vez mais devido a sua alta incidência por falta de informação e tabus impostos ao tema.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermagem