Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Organização de um eixo longitudinal de ensino de urgência e emergência na estrutura curricular de um curso de medicina de Vitória /ES
Luciana Sogame, Leonardo Vieira, Simone Duarte, Julianna Oliveira, Roberto Barbosa, Caio Duarte Neto

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: Este relato trata-se da apresentação do processo de construção de um eixo longitudinal de ensino de urgência e emergência em uma Instituição de Ensino Superior (IES) tradicional do ES cujo curso de medicina é ofertado há 49 anos. Desenvolvimento do trabalho: As situações de urgências e emergências podem ocorrer em qualquer local e em qualquer hora. Nas últimas décadas, vivenciamos um grande aumento em suas demandas e o despreparo para o seu enfrentamento. No Espírito Santo, em 2014, ocorreram cerca de 20.000 óbitos consequentes a doenças do aparelho circulatório em primeiro lugar, seguido das causas externas e neoplasias. Entretanto, os óbitos por causas externas determinaram a maior taxa de anos potenciais de vida perdidos. Portanto, é importante que a comunidade saiba prestar os primeiros socorros às vítimas de insultos agudos e saiba como acionar corretamente o SAMU 192, um importante componente de rápido acesso à Rede de Urgência e Emergência. Fundamental, também, é o papel das escolas de medicina na formação de profissionais aptos a atuar nos diferentes contextos e cenários que envolvem a atenção às urgências e emergências traumáticas e não traumáticas. Descrição da experiência: A organização do eixo de U&E baseou-se na fundamentação teórica das recomendações para a matriz

curricular do projeto ABEM intitulado “A situação do ensino de urgência e emergência nos cursos de graduação de medicina no Brasil”. Descreve-se a seguir os passos e etapas realizados: apropriação teórica do assunto com leitura e discussão de artigos sobre o tema, realizada no Centro de Simulação e Habilidades da IES e durante reuniões do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar da Rede de Urgência e Emergência. apresentação da proposta preliminar para o núcleo pedagógico, coordenação do curso e mantenedora; articulação de conteúdos para o desenvolvimento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na atenção às urgências e emergências com os demais conteúdos do curso de medicina, proporcionada durante as oficinas de integração e construção dos mapas conceituais de cada disciplina da IES; definição dos conteúdos, a serem desenvolvidos em grau crescente de complexidade, do 1º ao 8º período; construção dos mapas conceituais de cada módulo do eixo da U&E; aprovação no Colegiado do

Curso de Medicina. Resultados: Espera-se formar profissionais capazes de: conhecer o sistema de saúde tornando-o mais eficaz, eficiente e seguro; desenvolver comunicação efetiva com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais; planejar medidas de prevenção e promoção à saúde; assistir de forma integral a população nas situações de emergências traumáticas e não traumáticas em diferentes cenários; identificar precocemente os sinais e sintomas de agravo à saúde; realizar o suporte essencial à manutenção da vida; ocupar o seu espaço nas Centrais de Regulação de Urgências; reconhecer o seu papel enquanto gestor dos serviços de urgência e emergência; elaborar indicadores de saúde da região; responsabilizar-se pela própria formação, comprometendo-se com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde. Considerações finais: Espera-se qualificar a assistência à população em situações de urgência e emergência, por meio do desenvolvimento de competências, com responsabilidade e compromisso social.

 


Palavras-chave


Ensino, emergência, currículo